Com o avanço tecnológico, ficamos expostos a um fluxo de dados cada vez maior, especialmente no campo financeiro, aumentando a necessidade de se investir em tecnologia financeira para auxiliar na gestão das informações necessárias à tomada de decisão.
Além disso, a tecnologia financeira também pode permitir um controle mais eficiente das entradas e saídas financeiras, melhorando a qualidade dos processos e da gestão financeira.
Se você está buscando uma forma de aumentar a competitividade da sua empresa e melhorar sua gestão de caixa, então você precisa entender o que é tecnologia financeira, sua importância e como ela pode colaborar com seus processos internos agora mesmo!
Afinal, o que é tecnologia financeira?
Tecnologia financeira nada mais é do que a forma como chamamos as ferramentas digitais que usamos para otimizar e automatizar os processos financeiros, quanto a oferta de serviços dentro deste segmento.
Os softwares de gestão, aplicativos de pagamentos, as redes blockchain, a DeFi (finanças descentralizadas) e os ativos digitais são alguns exemplos desse tipo de tecnologia.
No entanto, não é toda tecnologia que pode ser considerada uma tecnologia financeira. Isso porque o mercado global só reconhece como uma aquelas ferramentas que possuem os três Ds:
- digitalização: tecnologias digitais, como o machine learning, a inteligência artificial e, principalmente, a tecnologia mobile;
- descentralização: fragmentando os serviços convencionais para que sejam independentes entre si, possibilitando a aquisição direta e rápida desses serviços;
- disrupção: inovação rápida e em grande escala da oferta dos produtos financeiros, respondendo às mudanças do mercado.
Aliás, são essas características que podem tornar a tecnologia financeira valiosa para a produtividade e lucratividade da empresa.
Continue a leitura para entender mais sobre as vantagens da tecnologia financeira para o desenvolvimento do negócio.
Por que investir em tecnologia financeira?
A tecnologia financeira cumpre um papel importante como apoio na análise e gestão de dados essenciais para a tomada de decisão, tornando-se especialmente importante para aumentar a vantagem competitiva e o market share da empresa.
Também, investir em tecnologia financeira pode auxiliar a evitar um contratempo financeiro por proporcionar vantagens como:
Automatização de processos
Ao executar os procedimentos financeiros de forma manual, além de correr um grande risco de ocorrer inconsistências de informações, irregularidades e erros de preenchimento, você também pode estar “deixando dinheiro na mesa”.
Pense no custo de oportunidade de ter um funcionário especializado focado em realizar análises estratégicas para o negócio ao invés de tarefas manuais e repetitivas.
O ganho que você tem com essa troca é eminentemente maior, já que as tarefas operacionais podem não oferecer grandes possibilidades de retorno frente às análises estratégicas.
Centralização de informações
Quando se tem muitas informações espalhadas em diversos lugares, é necessário dedicar um tempo considerável para encontrá-las e juntá-las sempre que elas são requeridas para realizar alguma atividade.
Também, a descentralização de dados pode dificultar a identificação precoce de problemas ou mesmo de oportunidades que impactam no desenvolvimento da empresa.
Nesse contexto, a tecnologia financeira permite que todas as informações essenciais à tomada de decisão estejam concentradas em um só lugar, aumentando a visibilidade e agilidade na gestão dessas informações.
Acompanhamento instantâneo
O acompanhamento das entradas e saídas de caixa em tempo real permite que o gestor financeiro atue com rapidez, identificando a necessidade de realizar uma intervenção no caixa para manter a saúde financeira da empresa.
No entanto, as tecnologias financeiras vão além da gestão do caixa e podem ser aplicadas a diversas situações específicas, como no controle de recebimento e contas a pagar.
Como escolher a tecnologia financeira?
Apesar da ampla gama de aplicações das tecnologias financeiras, para garantir o retorno do investimento é preciso entender qual tecnologia conseguirá melhor suprir as necessidades da sua empresa.
Por exemplo, se o que você precisa é de auxílio no controle das movimentações de caixa, investir nos serviços de Cash Management pode ser muito mais apropriado do que investir em um ERP.
Para te auxiliar a tomar essa decisão, separamos algumas dicas:
Conheça sua empresa
O primeiro passo é conhecer as verdadeiras necessidades da sua empresa. Para isso, busque fazer um diagnóstico de todos os processos operacionais e administrativos a fim de identificar os gargalos que estão atrasando o desenvolvimento do seu negócio.
A partir dessa análise você saberá quais são os pontos de atenção que precisam ser resolvidos com mais urgência.
Entenda seu mercado competitivo
Procure conhecer no que os seus concorrentes tem investido. Dessa forma, você saberá para onde voltar sua atenção.
Lembre-se que ter processos internos mais eficientes pode fazer com que seus concorrentes ganhem mais competitividade e ofereçam novos produtos e serviços impactando positivamente seu segmento.
Estude sobre a tecnologia financeira escolhida
Por fim, busque entender todo o potencial da tecnologia financeira que você escolheu. Entenda também o mercado dessa tecnologia, qual o melhor fornecedor e quais diferenciais cada um tem.
Como explicamos anteriormente, a tecnologia financeira pode ser usada para diversos objetivos, especialmente nos processos de gestão financeira e Cash Management. Por isso, é importante que você entenda todas as formas de aplicá-la na empresa antes de optar por uma.
Destacamos as principais formas no tópico abaixo, acompanhe!
Tecnologia financeira e gestão financeira
O auxílio na gestão financeira se destaca entre as principais formas de aplicação da tecnologia financeira, pois ela pode ser o maior aliado na gestão dos dados necessários à tomada de decisão.
Com os serviços do Cash Management, por exemplo, a otimização das entradas e saídas financeiras permite minimizar riscos e encontrar um nível tolerável de endividamento que propicia alavancar a empresa, mantendo um nível ótimo de liquidez.
Aliás, o Cash Management nada mais é do que um conjunto de medidas que se utiliza de estratégias organizacionais para impactar positivamente os fluxos monetários da empresa.
Outros benefícios de aliar gestão e tecnologia financeira são:
Maior visibilidade
A centralização dos dados permite que você tenha mais visibilidade do que está ocorrendo na empresa toda e consiga identificar os centros de custos que geram mais despesas e retornos.
Além disso, os processos financeiros também se tornam mais transparentes e, consequentemente, mais confiáveis.
Maior controle financeiro
Principalmente para empresas que possuem um grande fluxo de caixa, a tecnologia financeira pode otimizar os recebimentos e pagamentos de contas da empresa, melhorando tanto o controle financeiro, quanto a gestão e conciliação de recebíveis.
Otimização de processos
A tecnologia financeira pode melhorar os processos administrativos, tornando as etapas mais rápidas e eficientes, diminuindo a possibilidade de erros e facilitando a burocracia que mantém o bom funcionamento da empresa.
Seja parceiro BV
Os parceiros BV podem ter acesso às melhores tecnologias financeiras para aplicar na empresa e potencializar seus resultados. Afinal, no BV temos a oportunidade de utilizar as nossas soluções — como o Cash Management — para otimizar o gerenciamento da empresa, proporcionando mais agilidade, segurança e escalabilidade para o seu negócio.
Confira nosso blog e fique por dentro de todo o universo da gestão financeira agora mesmo!