Busca Categorias

Descubra mais conteúdos

Publicado em

22/08/23 19:10

por

Equipe BV Inspira

Pagamento por aproximação: vantagens e riscos

Farmácias, supermercados, postos de combustível, restaurantes, padarias, bares... É grande a lista de locais onde você vê as pessoas fazendo pagamento por aproximação. Afinal, essa forma de pagamento traz praticidade e rapidez para a rotina corrida — algo que muita gente compartilha, não é mesmo?

Porém, à medida que a adesão a ela cresce, também aumentam os questionamentos sobre se pagar por aproximação é seguro de fato, e se pode trazer, na verdade, mais dor de cabeça que vantagens. Pensando nisso, montamos este post para esclarecer suas dúvidas sobre o pagamento por aproximação. Pronto para começar?

O que é pagamento por aproximação com cartão?

O pagamento por aproximação nada mais é que um recurso disponibilizado pelos bancos para que os clientes tenham a facilidade de pagar um produto ou serviço sem ter que inserir o cartão em uma máquina e, em seguida, digitar a senha. Isso traz mais segurança, né?

Basta, como o nome já diz, aproximar o cartão na tela da máquina e pronto. Em menos de cinco segundos, a compra já está finalizada. Esse recurso ganhou muito destaque durante a pandemia da COVID-19. Isso porque, o coronavírus sobrevive em diferentes superfícies, incluindo o dinheiro e papel.

Além disso, os aparelhos em que se passam os cartões são, dependendo do lugar, manuseados por dezenas, centenas ou mesmo milhares de pessoas ao longo do dia. Portanto, o pagamento por aproximação se tornou bastante útil para ajudar na redução da exposição das pessoas ao vírus nessas duas situações.

Como funciona a tecnologia de pagamento por aproximação?    

A tecnologia por trás desse recurso se chama Near Field Communication (NFC), traduzido como comunicação por campo de proximidade. Um detalhe interessante é que ela não funciona apenas para cartões de crédito ou débito.

Ao contrário, ela também está presente em crachás de identificação inteligentes, cofres, smartphones, smartwatches, entre outros aparelhos eletrônicos.

Tudo isso para que eles sejam capazes de completar não só transações financeiras e compartilhamento de dados, mas também operações mais complexas. Para tanto, basta que dois desses itens sejam pareados entre si em um campo magnético de cerca de 5 a 10 cm.

Pagar por aproximação é seguro?

A imagem mostra uma mulher em um estabelecimento, tomando um café. Ela está se preparando para fazer o pagamento com seu cartão por aproximação.
A proteção por criptografia permite que o pagamento por aproximação seja seguro. 

Ele é seguro assim como outros meios de pagamento recentes, como o Pix e do WhatsApp Pay. O que comprova isso são as medidas adotadas pelas instituições bancárias para evitar problemas com esse recurso, tais como:

limite máximo para compras sem senha — até os R$ 200,00 pode não ser necessário o uso de senha, mas a partir deste valor a senha é solicitada obrigatoriamente, como definido em nota de 2020 pela Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs);

monitoração de transações suspeitas pelo próprio banco — por exemplo, tentativas seguidas de pagamento ou de valores acima do limite permitido;

programa de alerta de compras que pode ser ativado para informar e ajudar a monitorar todos os gastos no seu cartão.

Quais são os riscos do pagamento por aproximação?    

Podemos detalhar três riscos relacionados ao cartão por aproximação. O primeiro tem a ver com a possibilidade de fraude durante as compras, especialmente aquelas feitas na rua quando você não recebe nota fiscal.

Isto é, você adquire determinado produto ou serviço por valor X, mas, na hora de pagar, a pessoa insere um valor bem acima do que foi acertado na máquina e lhe pede para aproximar o cartão dela.

Infelizmente, em um momento de descuido ou pressa, você acaba não se dando conta — algo que no pagamento com senha seria menos provável, já que é possível conferir o valor enquanto você digita o seu código pessoal.

O segundo risco é o de perda, furto ou roubo do cartão. Nessas situações, se a função de aproximação está habilitada e caso você não faça o cancelamento dele, quem estiver em posse do cartão pode utilizá-lo uma ou mais vezes, consumindo o seu limite ou o saldo da sua conta.

Como se proteger desses riscos?

A imagem mostra uma pessoa fazendo um pagamento com o cartão por aproximação.
Mantenha seu cartão por aproximação em um lugar seguro, seja dentro da carteira ou junto de outros cartões.

Embora os riscos existam — não só nesse modelo de transação, mas em qualquer outro existente (Pix, boleto, TED, DOC, etc.) —, sempre há formas para você reduzi-los e ter compras seguras. Abaixo, mostramos alguns deles:

    - nunca entregue o seu cartão para que um desconhecido, faça o pagamento por aproximação por você;

    - dê preferência por compras em estabelecimentos nos quais você possa confirmar durante toda a compra o preço que está pagando por meio dos monitores no balcão, além, é claro, de receber cupom fiscal;

    - ao sair para eventos e outras situações com grande fluxo de gente, leve apenas um cartão — sendo ele habilitado apenas para uso com senha.

E se eu não quiser utilizar o pagamento por aproximação?

Fique tranquilo! Se mesmo com todas as dicas sobre como evitar riscos em pagar por aproximação você ainda não se sentir 100% confortável, saiba que não é obrigado a mantê-lo.

Afinal de contas, ele é pensado para ser uma alternativa, não a única opção disponível para os usuários de cartão.

Como esclarecido no texto, o pagamento por aproximação realmente se propõe a trazer mais praticidade e comodidade no seu dia a dia. O melhor de tudo é que para usá-lo despreocupado quanto aos riscos que listamos até aqui. Fazendo isso, você só tem a aproveitar esse recurso.

E já que estamos falando sobre cartão, entre em contato com a gente para saber mais sobre os diferenciais do seu Cartão BV!

Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo banco BV. O banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. O banco BV nunca solicita o envio da sua senha. Nós não pedimos depósitos antecipados para liberação de crédito.

Descubra mais conteúdos

Fale com a gente pelo Whatsapp BV

Aponte a câmera do seu celular pro QR Code aqui em cima e tire suas dúvidas com a gente.
Aproveita e já salva o nosso número: (11) 3003-1616
Fechar