Quem usa cartão de crédito no dia a dia sabe que atrasar os pagamentos não é recomendado. Afinal de contas, os juros costumam ser altos. O problema é que nem sempre o boleto chega a suas mãos até o dia do vencimento, não é mesmo? Aí bate aquela dúvida: minha fatura não chegou. Como faço para pagar?
A verdade é que você não precisa mais ter o boleto impresso para quitar a dívida, como acontecia antigamente. Agora, existem diversos recursos tecnológicos — como o app BV — que facilitam a vida do cliente e permitem o pagamento da fatura, mesmo se ela não tiver chegado.
Quer saber como fazer isso de forma prática e segura? Então, continue a leitura, que vamos explicar como obter a fatura!
Cheque a caixa de spam do seu e-mail
Os serviços de e-mail têm filtros automáticos que enviam mensagens indesejadas ou suspeitas diretamente para a caixa de spam. O fato é que muitos criminosos se passam por funcionários de bancos para aplicar phishing por e-mail — tática para extrair dados pessoais e financeiros do destinatário, como CPF, número do cartão, senha, entre outros.
A sua fatura original pode parar na caixa de spam porque, muitas vezes, é confundida com comunicados falsos ou propagandas. Sendo assim, confira essa categoria e verifique se a fatura não está lá.
No entanto, antes de baixar o arquivo, siga uma dica de segurança importante: confira o remetente. Criminosos costumam usar endereços bem similares aos reais para transmitir veracidade, como “cobrança@bvbanco.com” ou “fatura.bv@gmail.com”, mas não confie!
No nosso caso aqui do BV, toda a nossa comunicação é feita pelo domínio “@bv.com.br”. Além do mais, nenhum banco envia mensagens de endereços do Gmail, Hotmail, Outlook, Yahoo etc. Na dúvida, não clique em links nem baixe arquivos. É melhor pegar a fatura diretamente no app do banco, algo que vamos explicar mais para frente.
Confira a lixeira do e-mail
Da mesma forma que as mensagens indesejadas e suspeitas vão parar na caixa de spam, elas também podem ir diretamente para a lixeira. Alguns serviços, inclusive, deletam esses conteúdos automaticamente após 30 dias armazenados. Sendo assim, dê uma olhadinha por lá também.
Geralmente, esse redirecionamento acontece quando o remetente está bloqueado. Mas talvez você tenha apagado a mensagem por engano ao pensar que era golpe. Não custa lembrar de que é importante ter aquele mesmo cuidado com o endereço de quem enviou antes de recuperar os e-mails da lixeira, viu?
Marque o e-mail como confiável
Para que as mensagens oficiais do banco não caiam diretamente no spam ou na lixeira, é interessante marcar o remetente como confiável. Dessa forma, o e-mail com a fatura fechada passará a cair na sua caixa de entrada.
Ao abrir a mensagem na caixa de spam, aparece o botão “não é spam”, “não é lixo eletrônico” ou algo do tipo. É só clicar lá. Além disso, vale a pena verificar os filtros das mensagens para ter certeza de que o usuário não está bloqueado. Caso contrário, as mensagens não cairão na pasta certa.
O passo a passo para marcar o remetente como confiável e desbloquear o remetente são diferentes de acordo com o serviço de e-mail que você usa. Mas não se preocupe, pois o processo geralmente é fácil e bem intuitivo. Basicamente, é necessário abrir a mensagem oficial do banco, procurar o ícone de configurações e selecionar a opção de filtrar mensagens semelhantes. Depois é só criar um filtro e marcar “nunca enviar para spam”.
Busque a fatura diretamente no aplicativo
Essa é a opção mais segura de obter a fatura que não chegou para pagá-la. Afinal de contas, ao emitir boleto pelo app do banco, você não corre o risco de quitar contas falsas, cair em golpes de phishing, nem de outros tipos.
Sendo assim, baixe o aplicativo e busque a fatura por lá. Ainda existe a possibilidade de acessar o espaço do cliente no site, como o Minha BV.
A maior vantagem do app BV é que você faz o gerenciamento de todos os serviços financeiros contratados, como cartão de crédito, empréstimos, financiamento e seguro. Além de acessar o boleto, olha só o que mais dá para fazer pelo aplicativo:
- conferir qual é a melhor data de compras;
- fazer o acompanhamento de gastos em tempo real;
- consultar faturas antigas;
- bloquear e desbloquear o cartão;
- pedir parcelamento da fatura;
- consultar pontuação de programas de benefícios, como o BV Merece, entre outras opções.
Ao usar esses recursos tecnológicos, você não precisará imprimir nada. É só acessar a fatura, copiar o código de barras e pagar pelo internet banking. Agora, se você precisa do documento físico para pagar a conta em correspondentes bancários, imprima apenas a parte relativa ao pagamento e não a fatura inteira. O meio ambiente agradece a economia com papel e a redução da poluição vinda de resíduos de tintas, cartuchos, toners, entre outros.
Atualize o e-mail da fatura
Se você faz questão de receber a fatura por e-mail para facilitar o controle de gastos e não perder a data de vencimento do cartão, basta atualizar o seu endereço eletrônico diretamente no aplicativo. É só procurar pelo campo de “dados cadastrais” no menu. Por lá, é possível alterar informações como endereço residencial, telefone e e-mail.
Vale lembrar de que, independentemente de a fatura ter chegado ou não, o cliente paga juros e multas se atrasar o pagamento, viu? Se esse fosse o único meio para obter a conta, a cobrança extra seria injusta. A questão é que o cliente consegue o código de barras ou a segunda via da fatura pela central de atendimento, pela área do cliente no site, no app, entre outros. Ou seja, têm várias opções para facilitar a sua vida e tornar o pagamento possível.
Enfim, respondemos à pergunta que não queria calar: minha fatura não chegou. Como faço para pagar? Não se preocupe, porque existem diversas formas de quitar a dívida até o dia do vencimento, mesmo sem a fatura impressa em mãos. O importante é colocar a data de vencimento na sua planilha de controle financeiro para não esquecer, combinado?
Aliás, você sabia que o atraso das contas reduz a confiança do seu nome no mercado? Venha ler o próximo conteúdo para entender como é feita a análise de crédito pessoal.