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Publicado em

18/02/22 19:59

por

Equipe BV Inspira

Como é feito o estorno no cartão de crédito?

Já aconteceu de você se arrepender de uma compra? Nessas horas, vale a pena saber como acontece o estorno no cartão de crédito. Afinal, resolver essa questão é mais fácil do que parece.

Seja em uma compra online, seja em um estabelecimento físico, o procedimento é igual. Além disso, o reembolso é um direito do consumidor. Ainda assim, é importante garantir que a devolução foi realmente efetivada.

Por isso, neste post vamos explicar melhor em quais casos é aplicável o estorno no cartão de crédito, como ele funciona e de que forma garantir que foi efetivamente realizado. Continue lendo e saiba mais!

O que é o estorno no cartão de crédito?

O estorno no cartão de crédito é a devolução de um valor gasto com esse meio de pagamento. É como um cancelamento facilitado de uma compra realizada. Assim, o dinheiro é reembolsado de forma simples.

Nesse caso, a quantia retorna para a mesma fatura ou para a seguinte no formato de crédito. Portanto, o total proporcional do limite volta a ser liberado.

Como funciona o estorno no cartão de crédito?

A devolução de qualquer quantia no cartão é feita em forma de crédito. É importante reforçar que esse reembolso é diferente daquele conseguido com o seguro cartão protegido. Os dois modelos são complementares. Portanto, vale a pena contar com ambos.

Com o seguro cartão protegido você pode ser reembolsado com o valor derivado de perdas, roubos e furtos qualificados do cartão, além de compras e saques sob coação e também em caso de transações eletrônicas indevidas de PIX, TED e DOC no BV ou em outros bancos, dentro dos valores estipulados por cada plano.

O prazo de solicitação do reembolso para compras feitas no cartão depende da situação. Para o direito de arrependimento, é de 7 dias. Se o produto estiver com algum defeito e a empresa demorar mais de 30 dias para resolver o problema, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) também garante a devolução do valor após esse prazo.

Nas outras situações, você deve fazer a solicitação assim que verificar o erro. O prazo mínimo é de 7 dias úteis e, o máximo, de 60 dias. Por sua vez, o crédito pode aparecer na fatura atual ou na próxima fatura. Isso acontece quando a fatura em que a compra foi realizada, fechou.

Por exemplo, a data de fechamento é dia 8 de setembro. A compra do produto ocorreu dois dias antes, em 6 de setembro. Porém, o pedido do estorno aconteceu no dia 10 do mesmo mês. Nesse caso, o crédito aparecerá nessa nova fatura.

Apesar de poder demorar até 30 dias para que aconteça, a devolução costuma ser realizada em poucos dias. Alguns estabelecimentos, inclusive, fazem o procedimento na hora. Por isso, se você tiver qualquer dúvida, o ideal é entrar em contato com a empresa ou a administradora do cartão de crédito.

Compras parceladas

Ao solicitar o estorno no cartão de crédito de uma compra parcelada, você deverá receber o valor total do produto. Por exemplo, a compra foi de R$ 300, com pagamento em 10 parcelas de R$ 30. Você já quitou uma parcela. Ainda assim, o reembolso será de R$ 300.

O que acontecerá com o restante das prestações? As outras 9 parcelas em aberto, no caso do exemplo, podem ser quitadas de duas formas:

- antecipação, isto é, você solicita que a administradora desconte todas as prestações de uma só vez. Assim, o valor da fatura não é impactado. Por exemplo, a compra de R$ 300 foi paga em 10 vezes de R$ 30. A devolução é feita na mesma fatura. Antes desse pagamento, o total da fatura já era de R$ 1.500. Com o pagamento e a antecipação das parcelas seguido do estorno, o montante a ser pago continua em R$ 1.500;

- pagamento posterior. Nesse caso, você opta por ter o reembolso na fatura atual, mas continua pagando as parcelas até elas terminarem. No caso do estorno da compra de R$ 300, a sua fatura tem um crédito desse valor. Portanto, a fatura cai de R$ 1.500 para R$ 1.200. No entanto, no mês seguinte, haverá a cobrança da parcela de R$ 30 e assim acontecerá nos meses seguintes, até fechar os R$ 300 estornados.

Como ver na fatura que o estorno no cartão de crédito foi feito?

Todo valor devolvido na fatura do cartão como crédito aparece sinalizado. Ele pode estar na cor verde e/ou com a sigla "Est.", de estorno. Dessa forma, fica fácil identificar o crédito recebido.

Algumas instituições financeiras também colocam o valor com o símbolo de menos (-) antes do valor devolvido. É fácil de entender. Os números apresentados na fatura são cobranças feitas. Portanto, o crédito aparece como um desconto do total da fatura. Daí o sinal utilizado.

Como é possível solicitar estorno no cartão de crédito?

Para solicitar o estorno de uma compra no cartão de crédito, é preciso entrar em contato com a administradora do cartão de crédito ou a empresa com a qual a compra foi feita. O processo normal indica primeiro contatar o estabelecimento. Caso não traga resultados efetivos, pode entrar em contato com a administradora do cartão.

Em ambos os caos, você deve informar o que aconteceu e explicar por que deseja a devolução do dinheiro. Para fazer essa solicitação à administradora ou à empresa em que foi feita a compra, é preciso se encaixar em uma das seguintes situações:

- pagamento de valor errado em compra física ou online: ocorre quando você faz a aquisição de um produto ou serviço, mas o preço pago é maior do que aquele divulgado, que deveria ser praticado. Por exemplo, é o caso de um sabonete ser anunciado na gôndola do supermercado a R$ 2, mas passar a R$ 3 no caixa. Nesse caso, vale o menor número, e o consumidor tem direito ao estorno;

- cancelamento de compra física ou online: é possível fazer o cancelamento da aquisição de um produto por telefone ou internet no prazo de 7 dias. Esse é o chamado direito de arrependimento. No caso do estabelecimento físico, não existe essa obrigatoriedade, exceto se a mercadoria tiver defeito ou for entregue em desacordo com as especificações da oferta;

- cobrança indevida: é o caso de uma fraude no cartão de crédito ou erro da empresa, que arrecadou o valor do produto duas vezes. Como você não reconhece o gasto, deve entrar em contato com a administradora e informar o que aconteceu, pedindo o reembolso.

Nesse momento, você deve estar se perguntando: o que acontece com os encargos cobrados sobre as transações feitas no cartão? Pode manter a tranquilidade. As compras feitas no Brasil não são tarifadas. Caso a operação envolva uma aquisição feita em outro país, você tem direito à devolução do imposto.

Desse modo, você não terá prejuízos ao solicitar o estorno no cartão de crédito. Por isso, verifique se a sua situação é uma das previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. A partir disso, é possível fazer a solicitação normalmente.

Agora que você entende dessa devolução, que tal ter um cartão de crédito para chamar de seu? Conheça os cartões de crédito do BV e escolha cartão com cashback em todas as compras ou sem anuidade para sempre.

 

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