A dívida com cartão de crédito é a principal fonte de inadimplência entre os brasileiros, segundo pesquisa da Serasa Experian. Em outubro de 2022, mais de 69 milhões de pessoas acumularam débitos em atraso.
O aumento dos preços tornaram o custo de vida mais caro, comprometendo o orçamento de diversas famílias. Como o salário não acompanha essa variação dos preços, estamos pagando mais para manter o mesmo estilo de vida.
É por isso que opções rápidas, como o cartão de crédito, foram a saída de diversos lares brasileiros para comprar itens essenciais.
Nós preparamos este texto para você entender o que acontece se tiver dívida com cartão de crédito e formas de se livrar dela de uma vez por todas. Vamos lá?
A dívida de cartão de crédito caduca?
Um débito em aberto surge quando deixamos de fazer um pagamento até a data de vencimento. Ou seja, se você atrasar a fatura do cartão e ela acabar vencendo, surgirá uma dívida com cartão de crédito e, caso você não pague essa fatura atrasada, se tornará inadimplente.
Quando você está inadimplente, a empresa informa os serviços de proteção ao crédito sobre essa pendência e o seu nome fica “sujo”. Depois de cinco anos, seu nome sai da lista de negativados e a empresa não pode mais cobrar você judicialmente.
Em teoria, quando isso acontece, a dívida de cartão de crédito prescreve para o SPC e Serasa. O problema em deixar a dívida “caducar” é que, na verdade, ela continua em aberto, ficando no seu histórico de pagamento junto àquela empresa.
Quais são os riscos da dívida com cartão de crédito?
A gente sabe que a dívida com cartão de crédito pode virar uma bola de neve, não é? Se o valor da fatura é alto, depois do atraso ela fica maior ainda e a situação se complica.
Antes de ensinar você como se livrar de uma vez dessa dívida, é importante ter consciência sobre os riscos por atrasar ou deixar de pagar as faturas:
Cobrança de juros e encargos
Quando você não paga o valor total da fatura ou simplesmente atrasa o pagamento, você entra para o crédito rotativo. Ele funciona como um empréstimo porque você está adiando o pagamento da sua fatura.
Há cobrança de juros, em caso de atraso e o Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF). Depois de um mês no rotativo, você pode parcelar essa compra pendente. Embora os juros sejam menores do que no rotativo, eles continuam elevados e podem comprometer ainda mais o seu orçamento.
Restrições para novas compras
Quando você possui uma dívida, serviços de proteção ao crédito são acionados e seu CPF pode ser negativado. Isso diminui as chances de fazer empréstimo ou financiamento e de fazer uma boa negociação.
Crime e penhora
Há quem se pergunte se a dívida de cartão de crédito pode tomar bens e até se o atraso desse pagamento configura um crime. Em primeiro lugar: não, ficar devendo no cartão não é um crime e não leva à prisão.
Já quanto à Justiça, a dívida pode levar à penhora de bens, mas isso só acontece quando a empresa move uma ação para cobrar a dívida. Normalmente, as operadoras só fazem isso quando o valor pendente é muito alto.
Dívida com cartão de crédito: como se livrar?
Existem algumas opções para você quitar sua dívida com cartão de crédito sem ser pelo parcelamento de fatura. Aliás, evite essa alternativa porque ela pode ser mais cara.
Você pode fazer um empréstimo pessoal, consignado privado ou optar pelo empréstimo com garantia de veículo. São opções com custos menores e que dão mais margem para você negociar o valor, número de parcelas e o custo.
A seguir, confira como se preparar e como quitar sua dúvida:
1. Veja quanto você realmente deve
No primeiro semestre de 2022, os brasileiros pagaram R$ 284 bilhões em juros. É um valor 18% maior do que em 2020, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Veja quanto você deve no cartão de crédito e procure saber o montante em compras e o que se refere apenas a juros e encargos. Tenha o valor atualizado para poder negociar estando consciente do quanto está pendente para pagamento.
2. Avalie sua possibilidade de pagamento
Antes de tentar negociar sua dívida com cartão de crédito, você precisa saber quanto vai conseguir pagar por mês para que não atrase nenhuma parcela. Analise quais são as suas fontes de receita, veja quais são as suas despesas e analise o gasto que pode cortar ou enxugar para poder quitar essa dívida.
3. Renegocie a dívida
Você pode entrar em contato com a empresa do cartão para se informar sobre os valores e quais as condições para quitar a dívida de uma só vez ou na menor quantidade de parcelas. Veja se a empresa participa dos feirões de negociação para tentar diminuir ainda mais o valor a pagar.
Como evitar dívidas no cartão?
Uma dívida com cartão de crédito pode ser evitada com um bom planejamento financeiro. A seguir, confira algumas dicas de como fazer do cartão um aliado nas suas finanças:
A fatura tem que caber no seu orçamento
Por ser um crédito pré-aprovado, algumas pessoas usam o cartão como se fosse uma extensão do salário. Ou seja, mesmo que o dinheiro acabe, o cartão pode salvar.
Organize as suas finanças e lembre-se que cartão de crédito não é uma despesa em si, mas apenas o meio de pagamento. Liste as compras feitas no cartão para ter mais clareza com o quê está gastando e o que pode reduzir para evitar dívidas.
Evite comprar por impulso
As compras por impulso e os pagamentos em muitas parcelas são ingredientes para o endividamento. Quando vier a tentação de comprar, pense duas vezes se você precisa daquilo no momento e como vai ficar o seu orçamento.
Mesmo que você possa comprar determinado produto ou serviço, faça uma pesquisa antes e veja se há opções com menor preço.
Retire os dados do cartão nos aplicativos
Um hábito que pode alimentar a compra por impulso é deixar dados de cartão de crédito registrados em diversos aplicativos, como de streaming, compras e de entrega de comida.
Então, recomendamos que você descadastre o cartão após cada compra nos apps e lojas online para criar um obstáculo e evitar compras desnecessárias.
Planeje futuras compras
Sim, é possível se planejar para usar o cartão de crédito. Veja quais compras você precisa fazer ao longo dos próximos seis a 12 meses para ter ideia das parcelas que vai ter e preparar o orçamento.
Se quiser ir além, comece a poupar para essas compras bem antes de fazê-las. Mesmo que passe no cartão de crédito, você pode pagar em parcelas menores ou de uma só vez. Esse formato é ideal para quem quer usar programas de vantagens, como milhas e pontos.
Clientes BV: aprenda a quitar sua dívida!
Quando você é cliente no BV, tem mais opções para organizar as finanças. É possível, por exemplo, contratar um parcelamento de fatura com parcelas que cabem no seu bolso e, assim, ter mais tempo para você se organizar..
Na conta digital do BV, você pode organizar melhor o seu dinheiro, poupando para diferentes projetos separadamente! É o caminho para ter suas finanças em dia e sem dívida com cartão de crédito.
Gostou das nossas dicas? Aproveite e confira outros conteúdos de orientação financeira aqui no BV Inspira!