Você não quer perder uma venda no seu negócio, mas tem medo das taxas quando o cliente quer pagar com cartão? Os custos dessa opção estão mais acessíveis hoje em dia! Por isso, é hora de saber como funciona o recebimento por cartão de crédito.
Esse receio de passar uma venda com pagamento à prazo não acontece à toa. Afinal, até poucos anos atrás, o autônomo ou pequeno empresário que vendia no crédito tinha que arcar com altas taxas por operação, além de uma mensalidade significativa para usar a maquininha de cartão.
Felizmente, o aumento de empresas concorrentes no mercado levou à melhoria dos serviços e a oferecer preços mais atrativos. Então, se você ainda tem dúvidas se vender no crédito é uma boa opção, saiba que a procura dos consumidores pelo pagamento a prazo ainda supera outros formatos, como débito, PIX e cartão pré-pago.
Para aproveitar esse interesse do cliente sem comprometer o capital de giro, nós vamos explicar como funciona o recebimento por cartão de crédito e quais são os custos disso. Confira!
O que é o recebimento por cartão?
O recebimento por cartão é uma das formas que o cliente tem para pagar pelo produto ou serviço que você oferece. O Brasil registrou uma média diária de 104 milhões de pagamentos com cartão durante o primeiro semestre de 2022, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).
Assim, existem alguns motivos que justificam a preferência pelo uso do cartão de crédito, tanto para quem compra quanto para quem recebe:
- É uma opção mais segura e prática do que andar com dinheiro em espécie na hora de fazer compras;
- Oferece mais poder de compra para o cliente que paga a prazo;
- Para quem faz vendas, o uso do cartão também traz mais segurança porque reduz a necessidade de muito dinheiro em caixa, sem contar a dificuldade quando precisa de troco para notas altas;
- O empreendedor consegue ter mais controle com o registro das vendas no cartão;
- As taxas praticadas pelas empresas são menores atualmente;
- Além da tradicional maquininha, é possível vender no crédito através de links de pagamento.
É possível fazer vendas com cartão no débito, no crédito à vista, quando é só uma vez, parcelado ou recorrente, no estilo de assinatura.
Como funciona o recebimento por cartão de crédito?
Você consegue receber pagamentos por cartão de crédito em vendas em espaços físicos ou de forma virtual. A operação pelo cartão envolve três partes:
1. Sua empresa;
2. Seu cliente;
3. A empresa que faz a intermediação, como a da máquina de cartão ou uma plataforma de cobranças.
Assim que a venda acontece, a empresa intermediadora recebe o pagamento da bandeira do cartão e repassa para a conta da sua empresa no prazo que for definido.
Além disso, se você recebeu de forma parcelada, por exemplo, vai levar mais tempo para o valor ser depositado. Vamos detalhar esses prazos mais adiante.
Quais são as formas de receber com o cartão?
Seja na loja física ou virtual ou prestando um serviço pela internet, veja as diversas formas e como funciona o recebimento por cartão de crédito em cada uma delas:
Maquininha de cartão
O aparelho segue presente em diversos estabelecimentos e também ganhou versões mais modernas. Os modelos são:
Point of Sale (POS) - É a maquininha tradicional, com fio que conecta na linha telefônica e imprime os comprovantes da operação;
Point of Outdoor (POO) - É mais prática porque não precisa de fio e funciona com chip de operadora de celular;
Point of Outdoor Wireless - Tem a mesma proposta que a anterior, mas em vez de usar chip, a maquininha funciona com sinal de Wi-Fi. Neste caso, precisa ter um sinal bom de internet.
Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) - Vai além da função de apenas fazer o pagamento, pois tem um sistema que já emite a nota fiscal. Esse tipo de aparelho é usado para empresas com fluxo intenso de operações.
Além dos sistemas, o próprio mecanismo tem mudado. Os pagamentos podem ser feitos com a inserção do cartão na máquina, pela aproximação dele, do celular ou do relógio (smartwatch) para fazer o pagamento.
On line
Muitas pessoas têm dúvidas de como funciona o recebimento por cartão de crédito sem a maquininha, celular ou relógio. As opções para esse tipo de pagamento são:
- Plataforma de pagamento digital: Ela permite que você venda de forma online e receber de diversas bandeiras, no débito, crédito à vista ou parcelado.
- Link de pagamento: É a opção mais prática, especialmente para pequenos empreendedores. O link pode ser usado tanto para quem vende pela internet quanto quem trabalha em um estabelecimento físico.
É confiável receber pagamento pelo cartão de crédito?
Existem algumas vantagens na hora de vender usando o cartão de crédito. Mas vale lembrar que qualquer tipo de transação financeira precisa de um cuidado constante. De modo geral, os pontos positivos e que trazem credibilidade para essa forma de recebimento são:
- Possibilidade de aumento das vendas por oferecer essa opção de pagamento;
- O valor médio que cada cliente gasta por compra tende a ser maior. No levantamento da Abecs, o brasileiro comprou uma média de R$ 113 no cartão de crédito no primeiro semestre de 2022. É quase o dobro da venda média no cartão de débito, de R$ 65;
- Diminui o risco de inadimplência, se comparado com outros formatos, como boleto;
- Se o cliente não pagar a fatura em dia, você recebe o valor da mesma forma;
- Ganhar competitividade em relação aos concorrentes.
Já entre os pontos de atenção estão as taxas cobradas e os prazos de pagamento. Nós vamos falar sobre isso mais adiante, mas para antecipar as compras parceladas, por exemplo, há uma cobrança adicional.
Nesse sentido, a segurança é o fator mais importante, já que uma compra feita com cartão clonado pode causar prejuízos ao empreendedor. Se o titular do cartão contestar a compra por ter tido o cartão clonado, você perde não só o dinheiro como também o produto ou o serviço.
Assim, existem algumas empresas que trabalham com sistemas que podem identificar compras suspeitas e evitar o prejuízo.
Quanto tempo demora para receber o valor que foi pago no cartão de crédito?
O prazo para ver o dinheiro cair na sua conta vai depender da forma como o cliente fez a compra no cartão. O período padrão para os valores serem depositados para você são:
- Débito: leva no máximo dois dias úteis;
- Crédito à vista (sem parcelas): cerca de 30 dias;
- Crédito parcelado: pagamento a cada mês, de acordo com a quantidade de parcelas;
- Crédito recorrente (assinatura): pagamento a cada mês, assim que a cobrança é feita.
Quando eu vendo parcelado, eu recebo parcelado?
Sim, você recebe a cada mês, até terminar o número de parcelas da compra. Existe a opção de fazer a antecipação de recebíveis, que é receber esse dinheiro de uma vez só. Embora antecipar os recebíveis seja uma opção prática, há um custo adicional. Esse adiantamento pode ser indicado para períodos em que você tiver poucas vendas e precisar para conseguir pagar as contas.
No entanto, se adotar um serviço contínuo, a chamada antecipação automática, você terá que vender um volume maior, seja em quantidade ou preço, para compensar este custo.
Vale lembrar que algumas empresas de maquininhas já adicionam o serviço de antecipação nas taxas para microempreendedores, especialmente para quem é MEI. Esse perfil geralmente precisa de mais dinheiro no caixa e, por isso, oferecem a antecipação automática.
Quanto custa o recebimento por cartão de crédito?
Para receber por cartão de crédito, as duas principais cobranças que você paga são:
- O aluguel da maquininha, que é uma parcela fixa, ou a compra do aparelho, em que você paga um valor e depois ela é sua, até mesmo para revender, se quiser. Existem empresas que não cobram pelo aparelho, desde que você venda acima de um determinado valor;
- Taxa por operação, que pode variar entre as empresas e tem cobrança diferente para venda no crédito à vista ou parcelado:
- Crédito à vista: varia de 3% a 5% sobre o valor da venda;
- Crédito parcelado: geralmente há cobrança da taxa à vista, além de um percentual menor a cada parcela, entre 1% e 5%.
Você pode escolher se vai arcar com os custos do parcelamento ou se vai repassar para o cliente em forma de juros - os famosos encargos cobrados sobre transações com cartão.
Ficou mais fácil de entender como funciona o recebimento por cartão de crédito? Aproveite e confira outras dicas no nosso blog BV Inspira!