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Publicado em

09/02/22 09:00

por

Equipe BV Inspira

Guardar Dinheiro: organize suas finanças com a Conta BV

Guardar dinheiro pode parecer algo que só quem ganha bastante consegue fazer, mas não é assim! Você pode ter uma relação melhor com as suas finanças, independente de quanto ganha no fim do mês.

As planilhas e os aplicativos que ajudam a organizar as contas são boas ferramentas, mas no dia a dia, nem sempre é fácil de mantê-las atualizadas. É por isso que o BV criou a função Guardar Dinheiro para facilitar a vida de quem quer cuidar melhor das finanças.

Confira como essa ferramenta funciona e como organizar seu dinheiro com exemplos práticos!

Afinal, o que é o Guardar Dinheiro?

A ferramenta de Guardar Dinheiro é um recurso disponibilizado pela Conta BV, na qual o usuário pode dividir seu dinheiro em “envelopes”, destinando cada uma delas a uma finalidade diferente, como aluguel, compras do supermercado, viagem ou até mesmo uma reserva de emergência.

Além disso, guardar dinheiro pode trazer alguns benefícios! Afinal, para fazer mais coisas com os recursos que tem, é preciso saber exatamente onde está gastando e quanto recebe. Confira algumas vantagens:

  • Conseguir pagar as despesas com maior facilidade;
  • Custear gastos que trazem bem-estar, como uma pequena viagem ou a ida a restaurantes;
  • Se preparar para planos que envolvem compras de alto valor.

Ou seja, organizar o dinheiro não é sobre equilibrar a balança a cada fim de mês, mas enxergar a possibilidade de usar seus recursos. Por isso, o Guardar Dinheiro do BV é um grande aliado para quem deseja aprender a ter uma relação melhor com sua própria renda.

Como funciona o Guardar Dinheiro do BV?

Pessoa (seu rosto não aparece na imagem) utilizando calculadora
Legenda: A função Guardar Dinheiro do BV deixa seus objetivos mais visuais, já que você consegue acompanhar quanto está poupando por mês e quanto falta para você atingir o que deseja.

Quem guarda dinheiro na mesma conta que usa para pagar faturas, boletos e passar compras no débito, já deve ter se atrapalhado para fazer o dinheiro durar. É por isso que a funcionalidade de separar os valores em envelopes personalizados ajuda a evitar que se gaste mais do que deveria.

A ideia é que você possa dividir seu dinheiro dentro da própria conta e utilizá-lo para se organizar, pagar suas contas em dia e economizar o que sobrar para as suas metas de curto, médio e longo prazo.

Por ser o banco que entende as necessidades de seus clientes, o BV foi o primeiro banco a criar a função Guardar Dinheiro com subdivisões para metas e prazos. Vamos entender um pouco mais sobre essa função? 

Planejamento financeiro é o primeiro passo para começar a guardar dinheiro.

Digamos que Maria tenha uma renda mensal de, aproximadamente, R$ 3 mil. Ela guarda 30% do que recebe, o que seriam R$ 900. Ela sabe que precisa ter uma reserva de emergência, mas, para não ficar sem realizar nenhum outro projeto nem se desmotivar, ela separa o dinheiro para diferentes objetivos:

  • 70% da parte que ela guarda vai para montar a reserva de emergência. Por isso, mensalmente, ela separa R$ 630 e sua meta é chegar até os R$ 40 mil de reserva;
  • 20% vai para a compra de um notebook para o filho daqui a cerca de um ano. Ela está guardando R$ 180 por mês;
  • 10% vai para o longo prazo, pensando na aposentadoria. Para isso, ela separa R$ 90 mensais.

Essa proporção pode mudar com o tempo, mas deve focar em planos de curto, médio e longo prazo. Quando Maria terminar de poupar para o notebook, ela pode aumentar a quantia para a reserva de emergência ou guardar dinheiro para outro projeto. Embora o valor da aposentadoria seja menor do que os demais, ele é contínuo.

Ao guardar o dinheiro em uma conta que rende, como a Conta BV, ela terá os juros compostos a seu favor, que são os rendimentos sobre o valor guardado durante os anos.

Com o tempo, Maria poderá aprender sobre investimentos e descobrir formas de aplicar seu dinheiro. De qualquer forma, a parte mais importante está sendo feita, com a conta do BV, Maria pode guardar dinheiro todos os meses para realizar seus objetivos.

Agora que você viu o exemplo de Maria, confira cada uma das funções do Guardar Dinheiro e veja como a ferramenta atende a diferentes necessidades!

Envelopes

Os Envelopes são indicados para o dia a dia, permitindo que você entenda exatamente para onde seu dinheiro vai e evitando quaisquer desperdícios. Você pode criar até 15 envelopes e dar nomes personalizados conforme for a sua necessidade.

Lembra do exemplo da Maria? Ela recebe cerca de R$3 mil e, fazendo o controle financeiro, descobriu que seu custo de vida mensal é de R$2.100. Por ter se organizado e cortado alguns custos supérfluos, Maria consegue poupar o que precisa para conquistar seus principais objetivos de curto e médio prazo.

Hoje, ela se prepara guardando a quantia necessária para o boleto do mês seguinte. Imagine que Maria é autônoma e recebe o pagamento em diversas datas. Nesse caso, os Envelopes do Guardar Dinheiro são perfeitos para guardar os valores necessários para pagar todas as contas do mês seguinte.

Os Envelopes são personalizados e você também pode utilizá-los para separar seu dinheiro da melhor maneira e poder organizar as contas do dia a dia, como aluguel, água, luz, gás, etc.

Dessa forma, você evita gastar esse dinheiro, deixando-o reservado para a data de vencimento das faturas. Os Envelopes podem ter rendimento superior a 100% do CDI e contar com liquidez diária, ou seja, você pode resgatar quando quiser.

Reserva de emergência

Os imprevistos podem acontecer a qualquer momento, não é? E a melhor forma de não sentir um impacto tão forte com eles é ter uma reserva para emergências. Elas servem para custear conserto do carro, problemas de manutenção na casa, como troca de chuveiro queimado e vazamento de água.

Quando um problema inesperado acontece e ele precisa ser resolvido rápido, você acaba usando o dinheiro que seria para uma conta que também é importante. A reserva evita que as despesas essenciais fiquem descobertas.

O ideal é ter uma reserva de emergência equivalente a alguns meses do seu custo de vida e da sua família. Quem trabalha com carteira assinada pode ter entre 6 e 12 meses de reserva. Já quem é autônomo e não tem certeza sobre a receita que virá, o ideal é guardar dinheiro para 12 meses.

No caso da Maria, ela é autônoma e tem um custo de vida mensal de R$ 2.100, como dissemos antes. Ela escolheu ter uma reserva de um ano e meio desse custo, o que seriam R$ 37.800.

Para facilitar a organização dela, Maria arredondou esse valor para R$ 40 mil. Parte do dinheiro guardado vai para a função Reserva de Emergência, que tem liquidez diária e pode render mais de 100% do CDI.

Como começar a guardar dinheiro?

Homem sorridente digitando no celular no meio de uma praça arborizada. Ele veste conjunto jeans.
Legenda: Você pode aprender como Guardar Dinheiro para diferentes tipos de metas: comprar um computador, um carro ou começar uma reserva de emergência.

A parte mais amarga para quem acha difícil aprender como guardar dinheiro é ver que não sobra nada para poupar. Na verdade, o erro está em poupar só quando sobra.

Isso porque a ideia de poupar precisa já fazer parte do seu orçamento. Ou seja, assim que o dinheiro cai e você separa para pagar as contas, faça o mesmo para poupar.

Lembra do trecho do livro O Homem Mais Rico da Babilônia? Pois bem, a orientação era poupar 10% dos ganhos:

  • Para quem ganha R$ 1 mil, são R$ 100 por mês;
  • Para quem ganha R$ 5 mil, são R$ 500;
  • Para quem ganha R$ 10 mil, são R$ 1.000.

Parece muito? Isso depende de quanto você recebe e o que faz com o dinheiro. Se poupar 10% ainda está apertado, que tal tentar observar onde pode cortar alguns gastos e como aumentar a renda?

Se possível, comece poupando 5% e vá tentando aumentar essa margem aos poucos.

Quando você só paga as contas e não consegue entender como guardar dinheiro, pode ficar com uma sensação de falta de progresso — e é por isso que muitas pessoas acham esse tema um tanto cansativo.

Seguindo o exemplo da Maria, comece guardando o que precisa para pagar as contas, usando a função dos Envelopes. Depois, à medida que enxugar o orçamento e conseguir poupar, vá distribuindo para montar sua Reserva de Emergência.

Quando poupar 10% se tornar um hábito, aumente para 20% e depois 30%. Quando estiver preparado para aumentar esses valores, é porque já percebeu o impacto da organização financeira na sua vida.

Gostou de descobrir como o Guardar Dinheiro do BV pode te auxiliar em sua organização financeira? E, com isso, você começará a ter uma sensação maior de evolução e aumento de bem-estar. Para manter o foco e continuar a se organizar, confira nossos conteúdos sobre orientação financeira do Blog BV Inspira!

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