Existem várias maneiras de pagar faturas do cartão. Esse é um meio prático e seguro de comprar, além de ser aceito em milhões de estabelecimentos e caixas eletrônicos do mundo. No entanto, é preciso ter responsabilidade financeira para evitar o endividamento.
Segundo um levantamento feito pelo Serasa, em julho de 2023, o Brasil teve 71,41 milhões de brasileiros em situação de inadimplência, sendo que a maior parcela da população com nome restrito está na faixa de 41 a 60 anos.
Por isso, é fundamental conhecer mais sobre como pagar faturas, certo? Para entender como pagar a fatura do cartão de crédito, continue a leitura e conheça cada uma das opções disponíveis!
O que é preciso saber antes de pagar faturas do cartão?
A fatura é um tipo de documento que indica quanto foi gasto durante o mês no cartão de crédito, por exemplo. Elas possuem datas de vencimento, escolhidas pelo banco responsável e contabilizam todos os gastos à vista e a prazo que você realizou.
Além disso, é importante saber que, ao pagar faturas, se um valor é quitado abaixo do seu total, você utiliza uma das opções de financiamento disponibilizadas, havendo cobrança de encargos.
Eles incidem sobre o valor devido e são calculados de acordo com a duração do empréstimo. Na sua fatura, você encontra quanto foi cobrado em cada opção para fazer a escolha mais adequada às suas necessidades financeiras.
Em caso de atraso ao pagar faturas, há também a cobrança de encargos moratórios, compostos por multa e juros, conforme demonstrado no quadro de informações financeiras da sua fatura. Além disso, o cartão do titular e seus adicionais podem ser bloqueados e os órgãos de proteção ao crédito poderão ser comunicados.
Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), os juros cobrados referentes a multa nunca devem ser maiores do que 2% da dívida. Porém, ainda existe a mora de 1% e encargos de atrasos que são cobrados de forma diferente em cada instituição. Além disso, se houver necessidade de cobrança judicial, você também ficará responsável pelas despesas advocatícias.
Como pagar a fatura do cartão de crédito?
Quando você deixa de realizar o pagamento total da sua fatura o seu score ou “pontuação” tende a cair. Por isso, a recomendação é sempre manter o controle das suas contas e pagar o valor integral da sua fatura, a fim de evitar multas e juros. Mas caso precise, escolha uma das maneiras de pagamento parciais para evitar atrasos. Confira!
1. Pagamento total
Nesta opção, você paga o valor total da fatura dentro do vencimento. Para auxiliar na sua organização financeira e evitar esquecimentos, uma boa opção é colocar a conta em débito automático.
Uma dica do BV é sempre tentar manter o pagamento de faturas do seu cartão em dia. Por exemplo, identificar suas contas recorrentes e acompanhar cada gasto é uma maneira de manter as faturas sob controle.
Assim, você acompanha as despesas todos os dias e deixa de se surpreender ao receber e pagar faturas.
2. Pagamento mínimo
Ao optar pelo pagamento mínimo indicado na sua fatura, você financia o restante do valor das suas compras, sujeito a cobrança de encargos pelos dias utilizados e o saldo devedor financiado deverá ser pago integralmente na próxima fatura.
O valor mínimo é composto pela soma de 15% de compras e despesas lançadas na fatura vigente, anuidade e outros serviços que você tenha utilizado. Mas fique atento ao saldo devedor da fatura anterior com os encargos do período, prestações de financiamentos com juros, parcelas de crédito pessoal e seguros, pois entra na composição do mínimo. Entenda:
15%
- Anuidade;
- Compras à vista;
- Compras parceladas sem juros;
- Pagamento de Contas;
- Retiradas em espécie ("saques");
- Outras tarifas.
100%
- Saldo devedor da fatura anterior e respectivos encargos;
- Compras parceladas com juros;
- Prestações de financiamentos com juros;
- Parcelas de crédito pessoal;
- Seguros.
A realização do pagamento mínimo até a data de vencimento não implica cobrança de multa e mora. No entanto, o saldo devedor será financiado na modalidade de crédito rotativo, que é uma linha de crédito emergencial contratada quando é realizado o pagamento entre “pagamento mínimo indicado na fatura” e o “valor total da fatura”.
Essa linha de crédito pode ser utilizada por até 30 dias. Isso significa que ainda é possível fazer novas transações, de acordo com o limite de crédito aprovado existente, porém, após contratar o Crédito Rotativo, somente será possível utilizá-lo novamente no mês subsequente para novas transações.
Após os 30 dias, se não houver o pagamento integral do que “sobrou” da fatura anterior, você estará elegível ao parcelamento compulsório/ automático.
3. Pagamento antecipado
É possível amortizar valores a qualquer momento, mesmo antes do fechamento da fatura. Esta é uma forma de:
- Liberar o limite de crédito para novas compras. Por exemplo, imagine que o máximo disponível é R$2.000,00, mas R$1.000,00 estão comprometidos em compras da próxima fatura. Você pode antecipar o pagamento desse valor, com a fatura já fechada, ligando na central do cartão para liberar a mesma quantia e fazer novas compras;
- Quitar retiradas em espécie (“saques”) e financiamentos de forma antecipada. Basta entrar em contato e informar que deseja adiantar os valores, e, assim que o pagamento for identificado, o limite é reestabelecido.
O prazo para que o pagamento conste no sistema é de aproximadamente 2 dias úteis. No caso de pagamento antecipado de financiamentos já contratados, haverá o desconto proporcional dos juros.
4. Parcelamento de fatura
Se você precisa se organizar para pagar faturas do mês, pode optar por um dos planos de parcelamento disponíveis, pois eles já consideram os encargos de financiamento. Para contratar, basta quitar o valor exato de uma das ofertas disponíveis em fatura ou no app do seu banco.
Se preferir, você também pode simular outras opções no app BV. Importante o IOF é cobrado integralmente na fatura seguinte e as demais parcelas do parcelamento contratado serão cobradas nas faturas seguintes.
Nesta modalidade, os juros são menores que os do crédito rotativo e não há cobrança de tarifas, multa ou encargos moratórios, se a contratação ocorrer até a data de vencimento.
5. Pagamentos fracionados
Quando realizar pagamentos fracionados, todos os valores pagos entre o fechamento até a data de vencimento da fatura serão somados e considerados como valores pagos da fatura do mês, sendo aplicáveis todas as regras descritas em “Fatura e Contrato”, caso a soma dos valores pagos não atinja o “Valor Total da Fatura”.
Agora que você conheceu as principais maneiras de pagar faturas do cartão de crédito e sabe o que fazer em caso de imprevisto ou descontrole financeiro.
Quer entender mais sobre os cartões de crédito? Conheça nosso blog!