Para ter uma renda extra, muita gente vem procurando trabalhar como motorista de aplicativo, mas não basta conhecer bem a cidade e dirigir com segurança: é preciso encantar o cliente!
Cada vez mais, as pessoas querem ter boas experiências quando contratam serviços. Por isso, é fundamental proporcionar um atendimento diferenciado e que vá além do transporte. Mostre que você se importa com o passageiro, seja por meio do ajuste do ar-condicionado, da sua simpatia ou até mesmo de guloseimas, que podem tornar o trajeto mais agradável.
Para fazer com que o cliente fique satisfeito, saiba que não é preciso investir pesado. De fato, é só uma questão de ir um pouquinho além do lugar-comum. Isso pode garantir boas avaliações no aplicativo e mais passageiros para a sua rotina como motorista. Veja as dicas agora mesmo!
Ofereça guloseimas e água
Já virou tradição: muitos passageiros, ao entrarem no carro, procuram por balinhas ou alguma outra guloseima que os motoristas de Uber, 99 e Cabify costumam deixar à sua disposição. Isso não é uma obrigação, mas sempre cai bem fazer um agrado a mais ao cliente.
Ainda, é interessante ter uma garrafinha de água disponível para os passageiros tanto no banco da frente quanto nos assentos traseiros. Importante: use sempre as garrafinhas descartáveis e não se esqueça de recolhê-las, caso um passageiro tenha deixado o recipiente vazio para trás. Isso evita a disseminação de vírus, bactérias e germes, além de resguardar a aparência do veículo.
Ligue o ar-condicionado
As temperaturas variam muito no Brasil, podendo chegar a quase 40° C em uma região e a 0° C em outra parte do país no mesmo dia. Em função desses números extremos, é preciso oferecer conforto térmico ao passageiro assim que ele entra no carro.
Assim, mantenha o ar-condicionado ligado sempre que possível, se o clima do dia exigir. Em dias mais amenos, manter a ventilação por meio das janelas abertas pode ser considerado aceitável.
Às vezes, pelo fato de o motorista ficar muitas horas seguidas dentro do veículo, ele não percebe as mudanças da temperatura, deixando o condicionador de ar muito acima ou abaixo do ideal. Atente para isso, de modo a proporcionar o melhor aos clientes. Uma boa dica é perguntar se a temperatura está agradável para o passageiro e alterá-la de acordo com sua solicitação.
Ofereça um bom atendimento antes mesmo de o cliente embarcar
Ainda falando sobre a climatização do ambiente, se for viável e seguro, envie uma mensagem ao cliente antes mesmo de chegar ao ponto de partida e pergunte como ele prefere o carro: com ar-condicionado ou vidros abertos?
Outras formas de oferecer um bom atendimento antes mesmo de o passageiro embarcar são:
- se tiver dúvidas sobre a localização, pergunte detalhes, como cor da roupa e em qual entrada a pessoa está (no caso de o ponto de partida ser um shopping center, por exemplo), e outras informações que possam ser úteis;
- pergunte se ela tem alguma estação de rádio favorita e já deixe sintonizado;
- observe o trânsito no caminho e avalie rotas que o ajudem a sair da região mais rapidamente.
Não poupe ajuda
É importante ficar plenamente atento às necessidades do cliente. Ao se aproximar do ponto onde ele ou ela se encontra para começar a corrida, verifique se o passageiro carrega malas ou outros objetos pesados e desça para ajudá-lo no embarque.
Se o ponto de partida for um supermercado ou shopping, pode se preparar, pois, certamente, o cliente estará com sacolas de compras. Embora não seja uma obrigação, é educado ajudar as pessoas a carregar itens mais pesados.
Finalize a corrida 100 metros antes
Você sabia que, ao finalizar a corrida entre 50 e 100 metros antes do ponto de chegada, você não perde dinheiro e ainda pode se beneficiar de uma nota mais alta? Sim, pois o cliente fica com a sensação de que vai pagar um pouco menos e ainda tem tempo de avaliar a corrida dentro do próprio carro, o que faz com que ele não se esqueça de fazer isso depois. Mas avise a pessoa, para que ela saiba o que você está acontecendo. Quem sabe rola até uma gorjetinha ou outra possibilidade de você ganhar dinheiro?
Capriche no visual
Embora não haja exigências muito rígidas por parte dos aplicativos em relação ao vestuário dos motoristas, é bacana dar uma caprichada no visual, para garantir uma boa impressão.
Afinal, ninguém quer ser recebido por um motorista desleixado, com a barba por fazer, carro sujo e poucos cuidados com a higiene — ainda mais após a pandemia do novo coronavírus, em que as questões sanitárias passaram a ter uma importância ainda maior na sociedade.
Evite usar bermudas, principalmente em cidades grandes. Afinal, muitos profissionais como executivos e gestores de empresas usam os serviços de aplicativo e têm um perfil mais exigente. Ainda, o ar-condicionado ajuda a manter o ambiente climatizado e totalmente confortável, mesmo vestindo roupas como calças compridas e camisas sociais.
Seja simpático
Isso, provavelmente, você já pratica no seu dia a dia, mas não custa relembrar. Afinal, o trânsito pode ser estressante e, após algumas horas ao volante, o bom humor pode ter se esgotado. Ainda assim, seja profissional e trate seu cliente com simpatia e respeito, procurando dar um sorriso e cuidando para que sua experiência durante o trajeto seja a mais agradável possível.
Não se esqueça das palavrinhas mágicas: “bom dia, boa tarde ou boa noite”, “por favor”, “obrigado”, “por gentileza”, entre outros termos que sempre passam uma boa impressão. Se o cliente for mal-educado — e isso acontece bastante —, não tem problema. O importante é você se manter tranquilo e fazer o melhor possível.
Um motorista de aplicativo é um prestador de serviço, mas também não deixa de ser um vendedor. E o seu “produto” é não apenas levar o passageiro ao seu destino com segurança e conforto, como também oferecer uma boa experiência ao usuário do app. Por isso, usar essas dicas como estratégias de venda é uma boa forma de encarar seu trabalho e encantar o cliente.
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