Houve um tempo em que a capacitação de um colaborador era medida pelo número de certificados e diplomas que ele tinha no currículo. Hoje, somente as qualificações técnicas não são mais suficientes para acertar na contratação de um bom profissional. Existem outras características que determinam o sucesso de um talento e de uma equipe: as valiosíssimas soft skills.
Quem trabalha na gestão de RH precisa identificar e desenvolver esses atributos junto ao seu time. Por isso, reunimos tudo sobre soft skills neste artigo. Acompanhe!
O que são soft skills?
Nada mais são do que as habilidades comportamentais de um funcionário, ou seja, suas características pessoais. Elas mostram como é o perfil do talento dentro da empresa.
Estão ligadas a experiências individuais vivenciadas no meio cultural, social e educacional. As soft skills são evidenciadas no relacionamento interpessoal durante a jornada de trabalho e impactam o engajamento e a produtividade.
São qualidades que as organizações buscam em um colaborador, pois contribuem para o sucesso do negócio. Elas correspondem à capacidade de conviver em harmonia com os demais colegas, lidar bem com imprevistos e criar um clima organizacional harmonioso.
Quais são as soft skills mais procuradas pelo mercado profissional?
Existem soft skills que são muito visadas pelo mercado profissional e que podem ser desenvolvidas pelo time. Conheça as principais!
Boa comunicação
Uma comunicação clara e eficiente é essencial para o ambiente laboral, pois é necessário saber como colocar as críticas, opiniões, dúvidas e sugestões, de modo que o funcionário consiga transmitir o que quer dizer, sem gerar conflitos ou desentendimentos. Isso garante que todos os ouvintes compreendam o que é falado e possam agir conforme o planejado.
Trabalho em equipe
É importante que os colaboradores saibam agir em equipe, pois precisam atuar com pessoas ao redor, mesmo que seja em regime home office. Além disso, em alguns cargos, é necessário negociar com fornecedores e parceiros, estimular a pluralidade de ideias e respeitar a diversidade do time.
Resiliência
Essa característica corresponde à capacidade de se adequar e continuar realizando tarefas ou projetos, mesmo com alterações nos cenários ou situações complexas. É a capacidade de conseguir driblar quebras de rotina e superar desafios.
Proatividade
É uma qualidade que não mede esforços para executar o que foi definido no planejamento ou designado pela liderança. Um talento proativo observa contextos e busca as melhores soluções para alcançar os resultados pretendidos.
Ética
A ética deve estar presente em todos os níveis hierárquicos, pois está diretamente ligada à aceitação da missão e dos valores da empresa. Com ela, o colaborador tem facilidade para cumprir as normas da companhia e desenvolve um senso comum de moralidade e respeito no ambiente laboral.
Pensamento crítico
O funcionário precisa analisar com rapidez as condições para tomar as melhores decisões, independentemente do setor de trabalho, de modo a evitar que problemas graves surjam durante os processos.
Criatividade
É a capacidade de pensar além do comum (fora da caixa), de inovar, discutir ideias e apresentar soluções variadas e únicas para problemas que surgem com frequência no dia a dia.
Empatia
Com a empatia, o time desenvolve um relacionamento interpessoal mais recíproco. Para isso, é necessário que cada integrante se coloque no lugar do outro para ter uma convivência respeitosa e harmônica. Demonstrar essa característica em situações de pressão é de grande importância para o sucesso da empresa.
Liderança
É importante ter a capacidade de engajar e inspirar a equipe para facilitar a entrega dos resultados. Um bom líder serve de exemplo e delega tarefas conforme as habilidades de seus liderados, sem promover constrangimento ou insatisfação.
Como identificar soft skills em possíveis talentos da empresa?
Como as soft skills são características subjetivas, sua identificação é mais difícil. No entanto, o profissional de recursos humanos consegue detectá-las durante a entrevista com o candidato, com o auxílio da tecnologia no RH por meio de ferramentas de People Analytics.
Uma alternativa é fazer um teste de perfil comportamental para descobrir como o talento reage diante de diferentes situações de rotina, como conflitos, emergências e adversidades. Isso também pode ser feito com funcionários já contratados.
Enfim, o levantamento das soft skills garante contratações mais assertivas, levando o pessoal certo para cada cargo e função. Assim, é possível explorar as competências de acordo com o modo de pensar e agir de cada colaborador.
Veja, a seguir, algumas sugestões de perguntas que podem ser feitas no seu teste de perfil comportamental:
- “Fale sobre alguma situação em que você teve de atuar em equipe para resolver problemas”;
- “Exponha uma ocasião em que você precisou da ajuda de colegas. Como você se sentiu?”;
- “Se em algum momento você precisar executar um trabalho que não faz parte do seu cargo ou especialidade, o que você faria?”.
Esses questionamentos ajudam a identificar o perfil do profissional, pois ele expressa como agiria diante das situações mencionadas. O objetivo é fazer perguntas compatíveis com os desafios que o funcionário (ou candidato) pode enfrentar na rotina laboral.
Como desenvolver soft skils em uma equipe?
Além de identificar soft skills no time e nos profissionais que farão parte da empresa, é importante desenvolvê-las. Confira as nossas dicas para montar uma equipe de alto desempenho.
Promova o bom relacionamento interpessoal
Um bom relacionamento interpessoal é essencial, já que vários setores precisam ter um convívio amistoso na empresa. Só que para que haja uma boa interação entre as áreas, os colaboradores de diferentes departamentos devem se relacionar bem.
Esse vínculo é indispensável entre os funcionários da parte financeira e de vendas, por exemplo. Eles devem ter uma sintonia mútua em relação aos objetivos organizacionais para atingir bons resultados juntos. Promover happy hours, reuniões mistas e intercâmbio interno pode estreitar laços entre setores.
Reconheça os potenciais e estimule a sua equipe
Como gestor ou líder, você tem a capacidade de identificar os indivíduos que se destacam, seja pelo engajamento ou empatia, seja pela proatividade ou resiliência.
Aqui, a gamificação pode ser de grande utilidade, pois facilita a identificação de cada uma dessas habilidades, deixando-as mais aparentes em cada colaborador. Dessa forma, você cria uma ponte para estimular o desenvolvimento de todos e garante uma gestão humanizada.
Incentive a busca pelo autoconhecimento
Além disso, o autoconhecimento é o segredo para detectar e lapidar soft skills. É preciso garantir que cada membro do time olhe para dentro de si para transparecer as qualidades almejadas pela empresa. Assim, as entregas serão feitas com o desempenho e a excelência que só essas habilidades podem oferecer.
Quais são as vantagens de contar com colaboradores com soft skills?
Independentemente da empresa ou cargo, as soft skills são necessárias. É claro que elas variam de acordo com a função exercida, mas elas são comuns à maioria das profissões.
Quando os colaboradores têm ou desenvolvem essas capacidades, os benefícios são percebidos com facilidade. Afinal, eles passam a conviver de forma respeitosa e empática. E a resolução de conflitos e gargalos fica mais eficiente.
O relacionamento interpessoal melhora e nota-se maior coletividade entre os times. E ainda fica evidente a vontade de manter a positividade quando algo não sai conforme o planejado. No geral, o clima organizacional fica mais agradável e produtivo.
Como visto, as soft skills são habilidades de grande importância para sofisticar os resultados de uma empresa. Identificar e desenvolver essas habilidades é a melhor forma de fazer seus colaboradores, candidatos e talentos terem uma atuação de qualidade e um plano de carreira promissor.
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