O financiamento de veículos pode ser uma excelente oportunidade para tornar realidade o sonho do carro próprio, independentemente de ser novo ou seminovo. Além disso, o processo de financiamento engloba muitos tipos de veículos e busca trazer simplicidade e transparência para os compradores.
Por isso, montamos esse guia completo sobre o assunto: com ele, fica mais fácil entender todas as etapas desse processo junto ao banco BV. Continue a leitura e garanta uma contratação mais inteligente!
O que é financiamento de veículos?
O financiamento de veículos é uma opção de crédito oferecida por instituições financeiras, bancos e cooperativas de crédito, que permite a compra de carros, motos ou outros tipos de veículos. Essa forma de financiamento é útil para quem deseja adquirir um automóvel, mas não possui o dinheiro necessário para pagar à vista.
Ao optar pelo financiamento, o comprador pode diluir o custo total do veículo em parcelas que se encaixem melhor no seu orçamento, tornando a compra mais viável e acessível.
As condições do financiamento de veículos (como a taxa de juros, o número de parcelas e o valor de cada prestação, por exemplo) são determinados com base na análise de crédito do comprador e nas políticas da instituição financeira.
O carro financiado fica no meu nome?
Sim! Porém, embora o veículo seja registrado no nome do comprador desde o início, ele permanece como garantia do empréstimo para a instituição financeira até que todas as parcelas sejam pagas. Isso significa que, em caso de inadimplência, a instituição tem o direito de reaver o bem para cobrir a dívida.
Agora que você sabe o que é financiamento de veículos, lembre-se de que essa opção de crédito facilita a compra, mas exige um compromisso financeiro.
Como é feita a análise de crédito para financiamento de carros?
A análise de crédito para financiamento de carros envolve a avaliação do histórico financeiro do comprador, sua capacidade de pagamento e a verificação de documentos pessoais. Essa análise ajuda a instituição financeira a decidir se aprova ou não o financiamento e sob quais condições isso pode acontecer.
Geralmente, as instituições financeiras exigem que o comprador tenha uma renda suficiente para cobrir as parcelas mensais sem comprometer excessivamente seu orçamento no financiamento de veículos.
O score de crédito (pontuação que reflete o histórico financeiro de cada pessoa), também desempenha um papel importante nesse processo. Um score alto indica um bom histórico de pagamento e maior confiabilidade, aumentando as chances de aprovação e possibilitando melhores condições de financiamento de carros — como taxas de juros mais baixas.
Qual a taxa de juros do financiamento de veículos?
A taxa de juros do financiamento de veículos varia conforme o mercado e a análise de crédito de cada pessoa, podendo oscilar entre diferentes percentuais. Isso acontece porque cada proposta é avaliada de forma única, considerando o perfil do comprador, o valor financiado e o tempo solicitado para pagamento.
Os percentuais de juros são influenciados por fatores diversos, intrínsecos e extrínsecos ao comprador:
Influências extrínsecas para os juros
De forma extrínseca, os juros no Financiamento de Veículos podem ser influenciados pela taxa básica de juros do país, a Selic. A Selic é definida pelo Banco Central do Brasil e serve como referência para as demais taxas de juros praticadas no mercado. Por isso, vale acompanhar as reuniões do Banco Central e as oscilações desta taxa.
Quando a Selic está alta, por exemplo, o custo do dinheiro emprestado também tende a aumentar. Isso significa que as instituições financeiras vão elevar suas taxas de juros para compensar o maior custo de captação de recursos. Em contrapartida, quando a Selic está baixa, o custo do dinheiro cai, permitindo que as taxas de juros dos financiamentos também sejam reduzidas.
Influências intrínsecas para os juros
De forma intrínseca, temos 3 pontos principais: o valor que o comprador tem para a entrada, o prazo que ele define para pagamento e o seu score de crédito.
Ao levar em consideração esses pontos, você deve comparar as condições oferecidas por diferentes instituições e entender todos os custos envolvidos na solicitação, assim como a possibilidade (de alguns deles) de reduzir as parcelas de financiamento.
Por esse motivo, fazer uma simulação de financiamento te ajuda a obter uma proposta personalizada e conhecer as melhores condições disponíveis. Você pode conferir todas as condições e realizar essa simulação no banco BV clicando aqui!
Vale a pena financiar veículos?
Sim! Financiar veículos pode ser uma opção vantajosa para muitas pessoas. Ao optar por financiar um veículo, você pode adquirir um carro, moto ou outro tipo de automóvel sem a necessidade de pagar o valor total à vista. Isso permite que você distribua o custo ao longo do tempo, em taxas mais acessíveis.
Além disso, financiar veículos permite que você tenha acesso a prazos mais longos. Isso torna as parcelas mensais do financiamento de veículos mais adequadas ao orçamento de cada comprador.
Quer saber mais detalhes sobre como financiar um veículo? Confira os artigos abaixo:
Carro novo ou usado: qual é mais vantajoso?
A escolha entre um carro novo ou usado no financiamento deve considerar as prioridades, orçamento e o momento de vida de cada pessoa. Se você valoriza uma maior eficiência, e um automóvel com as últimas tecnologias, um carro novo pode ser a melhor opção. Por outro lado, se o foco é economizar e obter um bom custo-benefício, um carro usado pode ser mais vantajoso.
Para te ajudar a decidir, reunimos algumas vantagens e desvantagens ao optar por um carro novo ou usado:
Carro novo
As vantagens de financiar um carro novo estão diretamente ligadas à tecnologia presente em modelos mais novos, o acesso à garantia e a personalização da escolha entre diversos modelos disponíveis. Por outro lado, optar por modelo zero quilômetro pode ser mais caro. Veja mais detalhes a seguir:
Vantagens do carro novo
- Garantia de fábrica: carros novos sempre vêm com garantias que cobrem inúmeros problemas e garante a manutenção por alguns anos;
- Tecnologia avançada: modelos novos incluem as tecnologias mais recentes em termos de desempenho, conforto, conectividade e segurança;
- Confiabilidade: um carro novo também tem menor risco de avarias e problemas mecânicos nos primeiros anos de uso;
- Personalização: ao optar por um carro novo, você pode escolher características específicas como cor, acessórios e equipamentos.
Desvantagens do carro novo
- Custo mais elevado: o preço de compra de um carro novo é bem mais alto do que o de um carro usado.
- Depreciação Rápida: carros novos perdem valor rapidamente nos primeiros anos, podendo depreciar de 20 a 30% já no primeiro ano.
- Custo de Seguro: além disso, o seguro para carros novos tende a ser mais caro devido ao seu valor de mercado mais alto.
Carro usado
Ao financiar um carro usado, algumas das principais vantagens encontradas são os valores mais acessíveis, custos de seguros mais baixos e menor depreciação. Por outro lado, existe um maior risco de problemas mecânicos e a garantia pode não ser tão longa quanto no caso dos carros novos. Confira melhor nos tópicos abaixo:
Vantagens do carro usado
- Preço mais acessível: carros usados são mais baratos, permitindo mais economia na compra ou financiamento de veículos;
- Menor depreciação: a maior parte da depreciação já ocorreu antes da compra. Por isso, um carro usado tende a manter seu valor de mercado por mais tempo;
- Custo de seguro mais baixo: o seguro para carros usados costuma ser mais barato devido ao valor de mercado reduzido;
- Possibilidade de encontrar bons negócios: com tempo para pesquisar e visitar diferentes concessionárias ou lojas, é possível encontrar carros usados em ótimo estado e com preços vantajosos.
Desvantagens do carro usado
- Maior risco de problemas mecânicos: carros usados podem ter mais desgaste na parte mecânica. Consequentemente, você pode gastar mais dinheiro para fazer esses reparos;
- Garantia limitada ou inexistente: a maioria dos carros usados já não possui garantia de fábrica. Isso se reflete no item anterior, gerando maiores custos de manutenção;
- Tecnologia desatualizada: quando usados, os veículos podem não ter as tecnologias que garantam melhor desempenho ou os recursos de segurança mais recentes;
- Histórico do veículo: antes de fechar qualquer compra, é importante verificar o histórico do veículo para evitar problemas como acidentes anteriores, problemas judiciais ou quilometragem adulterada.
Como funciona o financiamento de veículos?
Para entender como financiar veículo de maneira completa, existe uma espécie de passo a passo que você pode conferir em detalhes aqui. Para te ajudar, reunimos os principais passos abaixo:
- Tudo começa com a escolha do veículo: isso pode acontecer em uma concessionária, ou junto a um vendedor particular;
- Depois, chegou a hora de solicitar o financiamento em um banco ou financeira, fornecendo informações pessoais e financeiras;
- A instituição financeira avalia seu histórico de crédito e sua capacidade de pagamento para determinar a aprovação e as condições do financiamento;
- Se você tiver o seu financiamento aprovado, você assina um contrato detalhando o valor financiado, a taxa de juros, o prazo de pagamento e o valor das parcelas.
Pronto! Com o contrato assinado, você começa a pagar as parcelas mensais até quitar o valor total do financiamento, incluindo juros e taxas.
Como funciona o financiamento de carro particular?
Assim como no financiamento de veículos em concessionária, o financiamento de carro particular se inicia quando o comprador solicita o empréstimo em uma instituição financeira, que realiza uma análise de crédito e, se aprovado, estabelece os termos do contrato.
No financiamento de carro particular, a compra é feita entre pessoas físicas, ou seja, diretamente com o dono atual do veículo. Outra opção é buscar o carro em uma loja de revenda. Além disso, o processo costuma ser mais simples, uma vez que as pessoas definem o melhor acordo para a venda e a compra do veículo.
No entanto, essa modalidade demanda alguns cuidados especiais, como a verificação da documentação do veículo para garantir que tudo esteja em conformidade legal, evitando complicações ou fraudes.
Também é importante fazer uma boa revisão, garantindo que o carro está em boas condições mecânicas e de lataria.
Leia mais: Como financiar veículo particular? Veja quais cuidados tomar!
Qual a diferença entre financiamento pela concessionária e particular?
A principal diferença entre o financiamento em concessionária e o particular é a presença de uma intermediadora (a concessionária) no momento do contrato. No financiamento particular, questões burocráticas (como a verificação junto ao Detran, por exemplo) ficam sob responsabilidade de quem compra e quem vende.
Por esse motivo, é comum que o financiamento particular demande uma documentação adicional para garantir a transação. Isso inclui o contrato de compra e venda (assinado entre o comprador e o vendedor) e a certidão negativa de débitos do veículo.
Por outro lado, os termos do financiamento (como taxa de juros e prazo de pagamento) seguem os mesmos padrões estabelecidos para financiamentos de veículos em concessionárias e financiamentos de veículos particulares.
Como financiar carro seminovo ou usado?
Para comprar carro seminovo ou usado você pode seguir um processo semelhante ao financiamento de um veículo novo. Basta conhecer as condições oferecidas pelas instituições financeiras, enviar a documentação necessária e, se aprovado, fazer a contratação do serviço e pagar as parcelas em dia.
Essas condições são parecidas porque, na prática, a principal diferença entre carros seminovos e usados está no tempo de uso de cada um: enquanto seminovos têm até 3 anos de uso, os carros usados podem contar com mais tempo rodando. Isso influencia pontos como seu valor final, por exemplo, e pode indicar que o veículo precisará de maior atenção mecânica no futuro.
Por isso, entender melhor essa diferenciação ajuda na hora de decidir pelo financiamento de veículos novos, seminovos ou usados.
Como funciona o contrato de financiamento de veículos?
Um contrato de financiamento de veículos é um documento formal entre o comprador e a instituição financeira — que define os termos e condições do empréstimo para a compra. Ele também pode incluir cláusulas sobre garantias, seguro do veículo e penalidades por atraso ou inadimplência.
A partir de sua assinatura, todas as partes envolvidas no financiamento podem ter acesso às condições acordadas desde o início até o final do processo, incluindo o número de parcelas e o valor da entrada — que, geralmente, são proporcionais (ou seja: quanto maior o número de parcelas, mais alto será o valor de entrada a ser pago).
Para te ajudar a entender melhor sobre isso, reunimos exemplos práticos nos parágrafos seguintes:
Exemplos práticos para financiar veículo
Se estamos tratando do financiamento de um carro que custa R$50 mil, uma vez que o comprador der uma entrada de R$30 mil restariam R$20 mil para serem financiados, resultando em parcelas menores. No entanto, se a entrada for de R$15 mil, o valor a ser financiado será de R$35 mil, o que aumentará o valor das parcelas mensais.
Lembre-se, portanto, de que o tamanho da entrada pode impactar significativamente o custo total do financiamento e as condições oferecidas pela instituição financeira.
Além disso, é importante notar que cada instituição financeira possui critérios próprios para a concessão de crédito para financiar veículos, e que o contrato estará sempre sujeito à análise de crédito do comprador, que avalia o histórico financeiro e a capacidade de pagamento. Isso significa que as condições do financiamento de veículos podem variar conforme a instituição e o perfil do comprador.
Como diminuir as parcelas mensais do financiamento?
Para reduzir parcelas de financiamento você pode aumentar o valor da entrada, escolher um prazo de pagamento mais longo ou buscar uma taxa de juros mais baixa. Para te auxiliar, reunimos algumas dicas de como diminuir o valor do financiamento de veículos:
- Aumentar o valor da entrada: quanto maior a entrada, menor será o valor financiado e, consequentemente, as parcelas mensais também diminuem;
- Optar por um prazo mais longo: escolher um prazo de financiamento maior pode reduzir o valor das parcelas mensais, embora aumente o custo total devido aos juros;
- Negociar a taxa de juros: pesquisar e negociar taxas de juros mais baixas com diferentes instituições financeiras pode resultar em parcelas menores;
- Refinanciar o empréstimo: refinanciar um financiamento existente pode ser uma opção para obter melhores condições e reduzir as parcelas mensais;
- Utilizar um consórcio: participar de um consórcio pode ser uma alternativa para diluir o custo do veículo em parcelas mais acessíveis.
Lembre-se de elaborar um planejamento financeiro detalhado antes de fechar qualquer contrato. Ao ter esse planejamento em mãos, você garante que as parcelas do financiamento caibam no seu orçamento mensal e não prejudiquem sua saúde financeira.
E você pode fazer isso a partir de simuladores, como o criado pelo BV. Clique aqui e faça a sua simulação!
Como financiar 100% do valor do veículo?
Para financiar 100% do valor do veículo, você precisa encontrar uma instituição financeira que ofereça essa opção. Nesse caso, o processo de como financiar um veículo envolve uma análise de crédito rigorosa para garantir que você tem capacidade de se comprometer com o pagamento das parcelas acordadas.
Para te ajudar a entender melhor sobre o financiamento de carro sem entrada, reunimos um passo a passo prático nos tópicos seguintes:
- Encontre instituições financeiras que oferecem a opção de financiar carro sem entrada;
- Utilize ferramentas online para simular diferentes condições de financiamento, (como o simulador de financiamentos do BV, que você acessa aqui);
- Reúna os documentos necessários, como identidade, comprovante de renda e residência;
- Envie sua solicitação e documentos para a instituição financeira, que fará uma análise do seu perfil de crédito;
- Se aprovado, revise e assine o contrato de financiamento, prestando atenção aos termos e condições;
- A instituição financeira pagará o valor total do veículo ao vendedor;
- Inicie o pagamento das parcelas conforme o contrato estabelecido.
Também é importante relembrarmos que cada instituição financeira possui suas próprias particularidades e critérios para financiar veículos. Com isso, as condições, taxas de juros e prazos, por exemplo, podem variar, e todas as contratações estão sujeitas à análise de crédito. Por isso, é fundamental comparar ofertas e entender todos os termos antes de assinar o contrato para o financiamento de veículos, ok?
É possível financiar carro sem entrada?
Sim, é possível contratar financiamento de carro sem entrada. Você pode encontrar instituições financeiras que ofereçam essa opção. O processo envolve passar por uma análise de crédito rigorosa para verificar a capacidade de pagamento, e as parcelas mensais tendem a ser mais altas — já que o valor total do veículo será financiado.
Para se entender todos os detalhes sobre o financiamento de carro sem entrada, clique aqui e leia nosso artigo completo!
É possível fazer financiamento de moto?
Sim! É possível e vale a pena financiar moto. Para isso, basta pesquisar as condições oferecidas nesta categoria por diferentes instituições financeiras. Busque taxas de juros competitivas, prazos de pagamento adequados ao seu orçamento e condições de financiamento que incluam benefícios adicionais, como seguro e assistência.
O financiamento de moto funciona de forma similar ao de veículos, onde o comprador solicita um empréstimo, passa por uma análise de crédito, e, se aprovado, assina um contrato especificando o valor financiado, a taxa de juros, o prazo e o valor das parcelas.
Para saber mais detalhes sobre como financiar uma moto, clique aqui e leia nosso artigo completo!
Existe financiamento de carro elétrico e híbrido?
Atualmente, já é possível financiar carro elétrico ou híbrido (embora a disponibilidade possa variar de acordo com a instituição financeira e as políticas do mercado). Nesta categoria, o funcionamento do financiamento de veículos é semelhante ao de carros tradicionais.
O financiamento de veículos elétricos ou híbridos permite que os consumidores adquiram meios de transporte mais sustentáveis, contribuindo para a redução das emissões de carbono e promovendo a adoção de tecnologias mais limpas. Nesse sentido, o banco BV é um parceiro que se destaca por sua preocupação com a sustentabilidade: somos o único banco a compensar 100% do CO2 dos veículos financiados.
Essa iniciativa reflete o compromisso da instituição com o meio ambiente e seu apoio à transição para veículos mais eco-friendly, proporcionando aos clientes uma maneira conveniente e acessível de adquirir esses modelos de veículos. Para entender melhor como funciona o financiamento de veículos elétricos e híbridos pelo BV, convidamos você a ler nosso artigo detalhado sobre o assunto aqui!
Como funciona o Financiamento de Veículos BV?
O banco BV, com mais de 30 anos de existência, sendo uma referência consolidada no financiamento de veículos. Nossa longa trajetória e expertise no mercado garantem confiança e qualidade no serviço oferecido aos clientes que buscam adquirir um carro novo ou usado. Ao escolher o Financiamento de Veículos BV, os clientes desfrutam de diversas vantagens, como:
- Um processo de solicitação simplificado e eficiente;
- Rapidez na análise de crédito e aprovação do financiamento;
- Condições flexíveis de pagamento;
- Taxas que cabem no seu bolso;
- Se desejar, temos a opção de um seguro para o seu veículo.
Então, que tal conferir todas as condições e fazer uma simulação de financiamento pelo nosso site? Clique aqui e descubra como podemos ajudá-lo a realizar o sonho de ter o seu próprio veículo de forma fácil e segura!