O empréstimo pessoal vale a pena quando usado com consciência e planejamento, já que pode ser usado para realizar projetos, reorganizar as finanças, lidar com imprevistos, etc. Ou seja, o empréstimo pessoal atua como uma “ferramenta” para concretizar seus planos e manter o orçamento saudável e em dia.
Quer entender mais sobre como o empréstimo pessoal pode ser seu aliado? Continue a leitura!
Como funciona o empréstimo pessoal?
O empréstimo pessoal vale a pena, principalmente, pela sua liberdade de uso. O dinheiro pode ser usado da maneira que a pessoa desejar. Porém, é importante dizer que a oferta do empréstimo pessoal varia para cada banco, pois a instituição financeira analisa seu perfil antes de liberar o dinheiro na sua conta.
Por exemplo, no banco BV, por enquanto, apenas clientes BV, com quem já temos um histórico financeiro construído, podem solicitar online essa linha de empréstimo.
Porém, a regra fundamental da organização financeira continua valendo: as parcelas precisam caber no seu orçamento, considerando todas as contas que você precisa pagar no mês e garantindo o seu bem-estar.
Além disso, é sempre importante saber qual a taxa de juros embutida no pagamento. Existem também outros custos no contrato do empréstimo, como o CET (Custo Efetivo Total), que contabiliza os tributos, seguros e demais encargos.
Lembrando que nesse tipo de empréstimo , é você quem define a finalidade do uso do dinheiro. Assim que ele for aprovado pela instituição financeira, você terá liberdade para usá-lo como preferir.
No entanto, é importante que o pagamento das parcelas seja feito nas datas corretas, pois o atraso ou a falta de pagamento pode acarretar consequências indesejáveis, como a inclusão nas listas de inadimplência do Serasa ou do SCPC, além de restringir o acesso a novos créditos.
Por isso, é necessário saber se vale a pena assumir este tipo de empréstimo, para fazer um bom uso do dinheiro com consciência. Quer saber como? Confira abaixo!
Vale a pena pegar empréstimo pessoal?
Sim! Vale a pena fazer empréstimo pessoal, desde que você mantenha uma boa organização financeira. Isso porque as parcelas do empréstimo também serão incluídas nas suas contas e, por isso, é uma decisão que deve ser feita com bastante planejamento financeiro.
O empréstimo pessoal pode ser bastante vantajoso, dependendo das metas de cada um e, claro, da situação financeira. Algumas dessas vantagens são:
- aprovação e liberação mais rápida;
- flexibilidade de uso do valor;
- parcelas e prazos de pagamento personalizados;
- juros prefixados.
Além disso, segundo o levantamento do Procon-SP, em fevereiro de 2024, a taxa de juros do empréstimo pessoal diminuiu 0,01%, enquanto a Selic ficou em 11,25%. Por isso, também é válido estar atento nessas movimentações.
Porém, lembre-se que é preciso entender todas as informações contratuais do seu empréstimo e avaliar se ele faz sentido para o que deseja. Mas, o bom do empréstimo pessoal é que seu valor pode ser usado da maneira que quiser, dá uma olhada:
Quando vale a pena fazer um empréstimo?
Agora que você sabe como funciona o empréstimo pessoal e as suas vantagens, conheça algumas situações em que ele pode ser seu aliado e entenda quando vale a pena fazer empréstimo:
Reorganização financeira
O empréstimo pessoal oferece taxas de juros atraentes e um ótimo prazo para pagamento das parcelas. Por exemplo, se você se enrolou com as dívidas no cartão de crédito ou cheque especial, o dinheiro do empréstimo pode ser uma solução.
Mas antes é preciso verificar com sua instituição financeira as parcelas que serão cobradas ou procurar aquele empréstimo que atende às suas necessidades.
Assim, você conseguirá pagá-lo com mais facilidade, sem comprometer as outras contas do mês. Para consultar e comparar as taxas de juros das modalidades de empréstimo, acesse o Banco Central.
Concretização de planos
Se você possui metas profissionais (realização de um curso) ou pessoais (uma viagem de estudos, a reforma da casa), usar o empréstimo pessoal pode ser uma estratégia interessante, no qual o recurso que você precisa é concedido de maneira rápida e seu uso é você quem decide.
Diante de emergências
Uma hora ou outra, todos podemos passar por algum imprevisto, como pagar o conserto do carro, comprar uma geladeira nova ou pagar um tratamento de saúde. Em situações como essas, é comum precisarmos de uma reserva financeira, mas outra opção é contar com o empréstimo pessoal que pode dar um dinheiro extra.
O empréstimo pessoal vale a pena também na hora de aproveitar oportunidades ou solucionar imprevistos.
Conheça o empréstimo pessoal BV!
O banco BV também oferece empréstimos pessoais para os seus clientes, com parcelas únicas e diretas na fatura, tudo na Conta BV e de maneira online.
Se você já possui uma conta ou relacionamento em nossa instituição e está precisando de dinheiro, basta realizar uma simulação do empréstimo e parcelas em nosso site.
Nós também oferecemos outras modalidades de empréstimo, sem a necessidade de ser cliente BV. Quer conhecer quais são? Visite nossa página ou fique por dentro de mais informações no blog!