A gestão de uma empresa é apresentada de diferentes formas, mas em geral, categorizamos como centralizada e descentralizada. A melhor opção vai variar de acordo com cada caso de cada empresa, não tendo certo ou errado.
Neste artigo vamos abordar as diferenças e os principais pontos de cada forma de gestão, para que você possa escolher a melhor para a sua organização!
O que é gestão centralizada?
A gestão centralizada é o modelo de gestão empresarial em que todas as decisões são tomadas pelo CEO ou diretoria da empresa.
Nesse modelo, as tomadas de decisões são concentradas em poucas pessoas, que geralmente estão no topo da hierarquia da organização.
Esse tipo de gestão é mais comum em empresas de pequeno e médio porte, onde a estrutura organizacional é menos complexa, ou seja, com poucos funcionários.
Qual a diferença entre gestão centralizada e centralizadora?
A gestão centralizada é caracterizada pelo fato de que há uma maior participação das outras áreas da organização nas tomadas de decisões.
Já a gestão centralizadora segue uma lógica semelhante, porém, as decisões têm um tom de autoridade total.
Em geral, a gestão centralizadora é mais rígida e hierarquizada, enquanto a gestão centralizada é mais flexível e participativa, levando em conta a voz de cada colaborador.
Qual o impacto de uma gestão centralizada?
As decisões estarem na mão de poucas pessoas afetam diretamente a forma como os membros da empresa interagem, tanto na tomada de decisões quanto no papel da liderança dentro do negócio
As responsabilidades mais importantes ficam para aqueles com visão global da empresa, que desenvolvem estratégias baseadas em objetivos de longo prazo. Como resultado, o negócio expande e cria uma imagem positiva ao mesmo tempo em que reduz custos sem perder qualidade.
Vantagens da gestão centralizada
- Controle mais eficiente sobre as atividades da organização: dessa forma, é possível garantir que todas as áreas estejam alinhadas com os objetivos estratégicos da companhia;
- Facilita a tomada de decisões: esse modelo facilita a tomada de decisões, uma vez que todas as informações relevantes estão concentradas nas mãos dos líderes da organização;
- Eficiência na implementação de estratégias: a gestão centralizada costuma ser mais eficiente na implementação das estratégias definidas pelos dirigentes, pois há menos chances de haver problemas ou atrasos na execução dessas iniciativas.
Desvantagens da gestão centralizada
- Risco de cultura autoritária: a principal desvantagem da gestão centralizada é o risco de se criar uma cultura corporativa autoritária e inflexível;
- Decisões tomadas longe da área do problema: isso pode levar à falta de motivação dos funcionários, pois eles tendem a se sentir desconectados das decisões estratégicas da companhia. Essa falta de motivação pode afetar negativamente a produtividade e prejudicar o desempenho da organização como um todo.
- Demora na tomada de decisões: Linhas de comunicação mais longas resultam em tempos de decisão mais longos e custos operacionais mais altos. Devido ao grande número de pessoas envolvidas, aumenta o potencial de distorções e erros pessoais no processo.
Quais cuidados uma gestão deve ter na hora de centralizar informações?
Na hora de centralizar informações, é essencial que a gestão tenha cuidado para não comprometer a qualidade do serviço. Além disso, é importante garantir que as pessoas envolvidas estejam cientes das mudanças e dos objetivos da nova estratégia.
É fundamental também ter clareza sobre os pontos fortes e fracos da empresa, bem como oportunidades e ameaças externas. Só assim será possível tomar decisões estratégicas inteligentes e alinhadas com os objetivos da organização.
O que é gestão descentralizada?
A gestão descentralizada é um modelo de gestão em que as funções são divididas entre vários departamentos ou unidades de negócio. Sendo que cada setor é responsável por uma área específica e tem autonomia para tomar decisões sobre a sua área de atuação.
Esse modelo de gestão foi criado para tornar as organizações mais ágeis e flexíveis, uma vez que cada departamento ou unidade pode se adaptar rapidamente às mudanças do mercado ou do ambiente interno.
Além disso, a gestão descentralizada também permite que as organizações deleguem responsabilidades para os funcionários, o que pode aumentar a motivação e o comprometimento dos colaboradores com os objetivos da empresa.
Esse tipo de gestão é mais indicado para empresas de médio e grande porte. Ter muitos funcionários pode fazer com que as atividades de alguns setores saiam do controle, tornando-se desorganizadas e demoradas.
Vantagens da gestão descentralizada
- Motivação e retenção de talentos: o aumento da participação dos funcionários nas tomadas de decisão pode aumentar a motivação e o engajamento com a empresa.
- Criatividade na solução do problema: a descentralização favorece o espírito inovador e criativo dos funcionários, pois eles têm mais autonomia para implementar novas ideias.
Riscos da gestão descentralizada
- Dificuldade de controle: Uma dos riscos da gestão descentralizada é a perda de controle sobre as atividades da empresa, que podem acabar não sendo executadas de acordo com os padrões estabelecidos.
- Falta de uniformidade nas decisões: a dificuldade de coordenar as atividades dos diversos departamentos pode levar à duplicação de esforços e à falta de sinergia entre eles.
Diante desse cenário, é importante que a empresa tenha um projeto de governança forte e consistente, além de diretrizes corporativas bem definidas para minimizar os riscos deste modelo de gestão.
Gestão centralizada e descentralizada: existe a melhor?
Conforme visto anteriormente, tanto a gestão centralizada quanto a descentralizada possuem vantagens e desvantagens, características e particularidades
Sendo assim, a escolha entre uma gestão centralizada ou descentralizada deve levar em consideração alguns fatores, como o tamanho e a complexidade da organização, assim como a natureza dos processos e atividades executados.
Em geral, a gestão centralizada permite maior controle sobre os processos e atividades, enquanto a gestão descentralizada favorece a flexibilidade na execução dos processos. Portanto, não existe um modelo de gestão melhor do que o outro, tudo dependerá do perfil de negócio que o gestor busca implementar na empresa.
Impactos da comunicação e uso da tecnologia para a gestão empresarial
A tecnologia tem sido cada vez mais utilizada nas organizações, seja para automatizar processos, seja para facilitar a comunicação e a troca de informações.
Isso é especialmente verdadeiro nas organizações que adotam a gestão centralizada, já que elas tendem a ser maiores e mais complexas. No entanto, o uso de tecnologias para a gestão empresarial também pode ser útil para as organizações que optam pela gestão descentralizada.
Sendo assim, as tecnologias podem ajudar as organizações de diversas maneiras.
Os serviços de Cash Management, por exemplo, possuem algumas funcionalidades que agregam mais valor para a Organização. Além disso, o Cash Management otimiza os processos entre os diferentes departamentos e unidades da empresa.
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Agora que você aprendeu tudo sobre a gestão centralizada e descentralizada. Acesse o nosso blog, acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro desse universo.