O que os próximos anos reservam para o mercado automotivo? Esse é um questionamento frequente entre os empreendedores e profissionais do setor, que tentam vislumbrar o que o futuro pode trazer, a fim de antecipar abordagens e estratégias para ganharem espaço e destaque no segmento.
Afinal de contas, a indústria veicular é uma das mais dinâmicas e inovadoras da atualidade, pois sempre implementa novas funcionalidades e tecnologias ao desenvolvimento dos automóveis. E isso também abrange a experiência comercial com foco no impulsionamento de vendas por meio de ferramentas digitais.
E você, quer saber quais são as maiores tendências do mercado automotivo? Então continue lendo este material para ficar por dentro de todas as novidades.
Compartilhamento de carros (car sharing)
Na contramão da tendência que motiva um motorista a comprar um novo veículo de passeio, a prática de car sharing está fazendo muita gente repensar a necessidade de ter seu próprio modelo na garagem. Com o crescimento de serviços de carona e compartilhamento de automóveis, algumas pessoas notaram que esse recurso pode ser mais vantajoso, especialmente os mais jovens.
Em comparação com a aquisição de um veículo, a praticidade e o custo reduzido são os benefícios mais apreciados pelos usuários dessa alternativa. E também é uma alternativa sustentável, pois pode desafogar o trânsito das grandes cidades em horários de pico.
Veículos autônomos
Os primeiros modelos já estão no mercado há alguns anos. Hoje, uma série de inovações fez com que a ideia ganhasse força, transformando-se em uma grande tendência automotiva.
Para funcionarem de forma autônoma, esses veículos usam diversas funcionalidades em conjunto, como câmeras, sensores e radares a fim de realizar manobras e conduções com segurança. Isso demonstra o quanto essas máquinas são interessantes e úteis, especialmente para quem não pode ou não quer dirigir.
Automóveis com combustíveis limpos
Atualmente, o carro elétrico é apontado como o futuro do mercado automobilístico. Essa ferramenta mudou a direção das montadoras no sentido de superar os impactos causados pelo uso frequente de combustíveis fósseis.
Além da emissão de gases nocivos ao meio ambiente, é importante destacar que a geração de energia elétrica é muito mais limpa. O objetivo é deixar a cadeia de produção e uso mais sustentável. Um dos destaques desses modelos é que são mais eficientes e silenciosos em relação aos modelos com motores convencionais.
Venda multicanal
A jornada do cliente mudou muito, eliminando a frequência de idas às lojas para escolher o carro ideal. Existem diversos canais que levam os compradores a conhecerem o produto de forma digital. Ou seja, as compras podem ser parcial ou totalmente online.
Portanto, ainda que a pessoa frequente a concessionária para fechar negócio (como é o caso da maioria), estamos diante de uma realidade em que a comercialização multicanal se destaca.
Além da praticidade de buscar dados sobre veículos e serviços pela internet, é possível comparar preços e conhecer as características do carro antes de fazer o test drive. Por isso, o espaço físico ainda é essencial para o público, mas ele precisa ser otimizado para melhorar a experiência.
Realidade Virtual (RV)
Assim como a multicanalidade, a realidade virtual também faz parte da transformação digital. Ela tem o objetivo de melhorar a experiência do cliente durante a aquisição de veículos.
Já existem concessionárias virtuais que utilizam recursos como tela touchscreen em HD e óculos RV para inovar a abordagem comercial. O usuário pode customizar o automóvel virtual e ter a sensação de estar dentro dele. É possível experimentar vários modelos de forma simultânea.
Além de beneficiar a clientela, é possível reduzir os custos da loja, pois não é necessário ter todos os modelos disponíveis para um test drive físico, por exemplo.
Dados para gerar experiências personalizadas
Cada vez mais as concessionárias priorizam interações com os compradores por meio da filtragem de dados. Os registros do CRM (software de gerenciamento de clientes) da loja são úteis para levantar o comportamento de compra de cada pessoa e os diversos tipos de perfis.
Também são usados para compreender as demandas, oferecer descontos e soluções ao público. Por exemplo, se um comprador prioriza a agilidade no processo de aquisição, é possível aprovar o negócio por meio de uma análise de crédito imediata a fim de evitar desgastes. Sem falar na possibilidade de tirar dúvidas a respeito do financiamento de veículos.
Além disso, ao descobrir se o consumidor deseja comprar um carro seminovo ou 0 km, é possível oferecer um tratamento mais personalizado. Essa prática facilita a vida dos vendedores e gera menos custos em conversão. Invista em um CRM e conte com as melhores informações de seu público-alvo em um único lugar.
Gerações mais curtas de consumidores
Essa tendência está chegando com tudo no mercado automotivo. Isso porque o agrupamento de indivíduos por geração se equiparou ao avanço tecnológico, que está cada vez mais curto e rápido. O resultado é que as gerações podem ser divididas em períodos de até 3 anos!
Nesse sentido, os profissionais do ramo precisam considerar que cada um desses grupos apresentam demandas e objetivos diferentes. Os vendedores devem usar essas informações para estabelecer uma aproximação natural e aumentar as chances de vendas.
Comunicação entre automóveis
Essa é uma inovação futurista. Afinal, os carros dos próximos anos sairão de fábrica com comunicação integrada e Wi-Fi. Isso significa que os automóveis “conversarão” entre si. O compartilhamento de parâmetros pode ser sobre a condição do trânsito, qualidade do clima, situação da estrada, trechos perigosos etc.
Se atualmente utilizamos o Waze para programar trajetos, no futuro isso vai mudar. Em breve, muitos veículos serão lançados já com essa tecnologia direto da montadora.
Preocupação com o meio ambiente
As montadoras estão buscando combustíveis renováveis para criar um trânsito de automóveis mais sustentável no mundo todo. O objetivo é fazer com que os veículos movidos a eletricidade sejam mais acessíveis.
Para isso, existe um período de transição no mercado, o que comprova o surgimento de modelos híbridos, que apresentam um motor convencional (a combustão) e um motor elétrico para diminuir a poluição, economizar com abastecimentos e garantir mais potência e estabilidade.
As tendências do mercado automotivo continuam surgindo a todo momento. Por isso, é importante acompanhar e prever essas inovações de perto para conquistar uma posição de destaque nas vendas. Por fim, não se esqueça de automatizar os processos administrativos e comerciais da sua loja a fim de oferecer experiências memoráveis para sua clientela e gerar fidelização.
E então, o que achou do conteúdo? Se você achou as informações válidas, siga a gente nossas nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram.