Você sabia que renegociar o financiamento pode valer muito a pena? Talvez não pareça, mas existem momentos em que é importante conversar com o banco sobre as condições, as parcelas e os encargos do financiamento, especialmente se estiver com dificuldades de pagá-lo.
Quer saber quando a renegociação de financiamento é vantajosa? Continue lendo para descobrir!
O que é renegociação de financiamento?
A renegociação de financiamento ocorre quando a pessoa que financiou um produto não consegue mais arcar com as parcelas da dívida e procura pelo banco financiador para acordar novas condições de pagamento. É possível renegociar diferentes tipos de financiamento, basta o devedor procurar a instituição financeira.
Imagine que um motorista de aplicativo financiou um veículo, mas, em algum momento, o carro quebrou. Por causa disso, a renda dessa pessoa diminui, afetando sua capacidade de pagar a prestação do financiamento naquele mês.
Além disso, ao atrasar o pagamento da parcela de um mês, ele terá que pagar duas prestações no mês seguinte para voltar a ficar em dia. Porém, a pessoa pode não conseguir trabalhar em dobro para pagar o dobro de parcelas.
Nesse caso, a renegociação do financiamento se torna fundamental, pois auxiliará a pessoa no pagamento das parcelas que estão em atraso, evitando que ela fique inadimplente e arrisque perder o carro para o banco.
Ao renegociar financiamento, as parcelas subirão um pouco, mas não dobrarão de valor, ajudando você a pagar as parcelas do financiamento quando suas condições financeiras melhorarem.
Como funciona a renegociação de financiamento?
Tanto quem renegociar o financiamento quanto o banco financiador tem etapas a seguir nesse processo, já que a negociação acontece quando o devedor não consegue mais cumprir com as condições de pagamento do financiamento.
Por isso, é preciso entrar em contato com o banco e estabelecer novos prazos, valores e possibilidades adequadas a sua situação financeira atual. Qualquer processo de renegociação de financiamento passará por uma análise financeira para definir quais alternativas cada um tem.
Por isso, o banco financiador pode verificar:
- Histórico de relacionamento entre banco e cliente;
- Histórico de pagamentos;
- Capacidade de pagamento atual;
- Entre outros.
Por exemplo, no banco BV, após a pessoa pedir a renegociação do financiamento, é feita uma análise do perfil do cliente e do seu histórico financeiro para entender se ele é um bom pagador e, assim, fazer uma proposta de renegociação.
Além disso, o BV avalia se a pessoa, no passado, já fez uma renegociação de financiamento, por quais motivos e se as parcelas foram pagas em dia. As pessoas que foram adimplentes e pagarem as parcelas do financiamento corretamente costumam ter seus pedidos de negociação aprovados.
Viu só a importância de tentar se manter em dia com os pagamentos o máximo possível? Confira nosso artigo “Superendividamento: o que é e como evitar” para dicas de organização financeira!
Quem pode renegociar o financiamento?
Quem tem uma ou mais parcelas em atraso. Além disso, se você está em sua capacidade limite de pagamento, comprometendo 30% ou mais da sua renda, ou você já não tem mais dinheiro é possível renegociar o financiamento.
Além disso, ao atrasar o pagamento do financiamento, você terá que pagar juros e multas. Todo mês que atrasar, será necessário arcar com esses encargos, o que pode fazer com que a parcela cresça.
Por isso, quem renegocia consegue ser menos afetado pelas taxas e multas, já que o valor é diluído no prazo do contrato.
Quando renegociar o financiamento?
A hora de pedir a renegociação de financiamento também depende da sua situação financeira. Às vezes, no momento da cobrança dos valores em atraso, o profissional encarregado de cobrar pode ofertar esse procedimento para ajudar.
O importante é evitar que as parcelas do financiamento atrasem por muito tempo e, se necessário, buscar por uma negociação para ainda ter dinheiro no mês que vem.
Lembre-se também de se informar mais sobre a possibilidade de renegociar valores como precaução. Eventuais dificuldades podem surgir, então é melhor estar preparado, não é mesmo?
Quais os benefícios do renegociamento de financiamento?
A renegociação de financiamento tem vários benefícios para quem enfrenta desafios no momento de pagamento. Confira a lista abaixo!
Diminui risco de inadimplência
A renegociação de financiamento é uma boa opção para diminuir as chances de criar dívidas e ficar inadimplente. Isso porque novas condições de pagamento serão estabelecidas, facilitando com que você cumpra com os pagamentos atrasados.
Menor taxa de juros
A taxa de juros que incide sobre as parcelas será menor na renegociação de financiamento, uma vez que a proposta oferecida pelo banco financiador considerará a realidade financeira da pessoa e ajustará o prazo de pagamento das parcelas, te dando um respiro financeiro, o que diminui as chances de contrair multas e juros altos por falta de pagamento.
Maior prazo de pagamento
O aumento de prazo está sempre limitado ao número de parcelas do contrato da pessoa e varia conforme as condições de cada instituição financeira.
No banco BV, por exemplo, se o contrato de financiamento tem 60 meses, mas, logo no primeiro mês, a pessoa já apresentou dificuldade em pagar com as parcelas, é provável que ela não conseguirá esticar o tempo, pois está limitado aos 60 meses.
No entanto, se ela pagou 59 parcelas e não conseguiu quitar a última, ela poderá ter mais flexibilidade no prazo de pagamento da sua última prestação
Por fim, saiba que, se você estiver em dificuldades, é bom e importante buscar soluções para renegociar o financiamento e antes da dívida ficar maior.
Agora que você já sabe sobre a renegociação de financiamento, que tal descobrir qual é a importância do seguro na compra e no financiamento do carro? Acesse o blog BV Inspira!